sábado, 17 de janeiro de 2009

Futebol é coisa "séria"

O inventor dessa frase realmente é um idiota, como podemos ver as gozações sadias entre amigos, toda a festa nas arquibancadas e dizer que futebol é sério? Pois é, a CBF tem tornado o futebol mais sério, proibindo as brincadeiras nas comemorações ( como expressado no post do Luan ) e agora vem nos deixando mais quadradões com esse tal campeonato de pontos corridos. Os números não mentem.
Ao procurar "Pontos Corridos" no orkut, aparecem 12 comunidades. 10 querem o fim ( totalizando mais de 2.000 pessoas ), 1 diz que a Copa do Mundo deveria ser de pontos corridos alegando que assim teríamos mais churrascos para reunir os amigos, tomar umas geladas e tirar folgas do trabalho ( eita povo brasileiro ) e apenas uma, de 75 membros, elogia a maneira como o nosso campeonato é realizado hoje em dia. Para quem não sabe, o campeonato brasileiro ( até 2003 ) era composto por 26 clubes e tinha apenas 1 turno. Ao final do primeiro e único turno, os 8 primeiros se classificavam para a segunda fase e os 4 últimos caíam para a segundona. A segunda fase era mata-mata, e ao final dos jogos os resultados eram somados; caso empatassem passaria adiante quem tivesse a melhor campanha no primeiro turno. Era uma festa enorme, bandeiras espalhadas por todos os lados, notícias toda hora na televisão, altas especulações de supostos "espiões" entre os adversários e mais várias outras maluquices.
Hoje, já sabemos quem brigará pelo título em meados de setembro e, além disso, o sétimo colocado já começa a fazer planos para o ano seguinte já ciente de que será impossível buscar o campeonato. Esse padrão europeu ( certinho e quadradão como sempre ) não serve para nós brasileiros. Como dito na comunidade da Copa do Mundo, queremos mais é churrasco com os amigos para tomar aquela cervejinha e assistir àquele jogo. Um jogo em que tudo se concentra só nele, um dos dois passará adiante e isso depende apenas deles mesmos. Além do campeonato ser assim, os times foram reduzidos a 20. Não é possível que a CBF não consiga entender que o Brasil não é igual aos países europeus, nosso país é o país do futebol, temos times bons espalhados por todos os cantos, com essa limitação na série A temos de consequência uma série B de alto nível e a queda de times grandes como Corinthians, Gremio e Vasco.
Não citei Palmeiras e Botafogo pois eles caíram em 2002, quando o campeonato ainda era à moda antiga.
* Na foto, o último jogo antes da implantação dos pontos corridos da história do futebol brasileiro. Santos 3 x 2 Corinthians *
Dizem que o campeonato de pontos corridos é mais justo, vence realmente o melhor time. O melhor time é aquele que vence porque todos os outros tropeçaram? ( São Paulo 2008 ) ou é aquele que luta para conseguir um última vaga e transforma-a num título? O futebol é um esporte de explosão, é isso que torna-o único. Justo é dar o prêmio àquele que soube se portar melhor em momentos decisivos. No futebol, pode-se jogar mal o tempo inteiro, mas pode-se aproveitar uma oportunidade aos 45 minutos do segundo tempo e vencer o jogo. O campeonato deve ser um espelho do que é o jogo.
Você, leitor que também condena esses tais pontos corridos, junte-se a nós clicando aqui.
*** A FIA ( Federação Internacional de Automobilismo ) fez os ajustes necessários na F-1 para tornar o esporte mais competitivo mediante às reclamações do público. Hoje, após a era Schumacher, a categoria corresponde a um indície altíssimo de ibope ***

Nenhum comentário: