segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Entrevistas - Edu Dracena (Santos)

Em comemoração à marca de 10.000 visitas, iniciaremos agora mais uma seção no Ritmo : Entrevistas.

E o nosso primeiro entrevistado é Edu Dracena, zagueiro que tem no currículo ótimas passagens por clubes como Guarani, Cruzeiro, Fenerbahçe e, atualmente, defende as cores do Santos.

Aos 28 anos, Edu, de volta ao Brasil e se recuperando de uma grave contusão que o atingiu pela segunda vez o mesmo joelho, está trabalhando forte para voltar à velha forma que o consagrou em 2003 quando conquistou a Tríplice Coroa vestindo a camisa azul celeste do Cruzeiro e que o credenciou a fazer parte do elenco campeão da Copa das Confederações em 2003. Em entrevista por e-mail, Edu fala de sua carreira, de suas voltas por cima e, principalmente, de Seleção Brasileira.

(Luan) Você ficou 3 anos na Turquia (Fenerbahçe). Quais os motivos que levaram você voltar ao Brasil? Fale um pouco de suas passagens pela Europa.

(Edu Dracena) O motivo da minha volta ao Brasil foi a contusão no joelho (ligamento cruzado do joelho direito, a mesma de 2005). O Brasil possui o maior centro de fisioterapia do mundo.

No Olympiakos (Grécia) foi aprendizado, fui muito jovem pra lá, com apenas 20 anos, e pude jogar o campeonato mais importante do mundo : a Liga dos Campeões, contra o Manchester United. No Fenerbahçe, foram 3 anos maravilhosos. No primeiro, fomos campeões no ano do centenário. No segundo, além de classificarmos o Fener para a segunda fase da Champions, coisa que o clube nunca tinha feito em 100 anos, chegamos às quartas-de-finais, contra o Chelsea. Além do futebol, o povo turco é muito acolhedor e muito fã de brasileiros. Vou sentir saudades da torcida.

(Luan) Circulou na imprensa que vários clubes brasileiros queriam repatriá-lo. Por que a escolha pelo time da Vila Belmiro? A presença de Vanderley Luxemburgo, seu comandante anos atrás no Cruzeiro, influenciou a sua decisão?

(Edu Dracena) Olha, vários clubes mostraram interesse no meu futebol, o que me deixou muito orgulhoso pelo reconhecimento. Mas, quem realmente chegou com uma proposto oficial foi o Santos. E contei também com a presença do Vanderley com quem já trabalhei no Cruzeiro onde conquistamos muitos títulos. O Vanderley confia no meu trabalho e eu espero retribuir essa confiança conquistando títulos.

(Luan) Você disse que o Cruzeiro de 2003 é o melhor time nacional depois do Santos de Pelé. Fale mais daquele time. Como foi reencontrar ex-colegas (Deivid, Maldonado e Alex) na Turquia?
(Edu Dracena) Aquele time vai ficar na história do futebol por ter feito 100 pontos e 102 gols no Campeonato Brasileiro. Pra mim, um time completo, onde só de olhar para o companheiro, já sabia o que ele ia fazer. Nós tínhamos sintonia, o time jogava fácil e o Vanderley acertou o time com muita competência. Todo mundo que entrava dava conta do recado. Nós tinhamos alegria de ir treinar, estar juntos, era uma familia. Vai ser muito difícil um time ganhar os 3 campeonatos novamente (Campeonato Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).

Foi maravilhoso reencontrá-los.

(Luan) Como você analisa a situação do seu Guarani que, apesar de continuar um celeiro de bons jogadores, vem, nos últimos anos, colecionando campanhas pífias e rebaixamentos? Você assistia aos jogos do Bugre na Europa?

(Edu Dracena) O Guarani está pagando pelas más administrações passadas. Eram pessoas que não tinham experiência de futebol. Eu sempre acompanho o Guarani. Eu vivi 8 anos da minha vida no Brinco de Ouro, passei toda minha infância, tenho um carinho muito grande pelo Bugre. Estou sempre torcendo para que o Guarani possa ser aquele de anos atrás, que revelava jogadores para todo o Brasil.

(Luan) Como anda sua recuperação? A estrutura do Santos e dos grandes clubes brasileiros devem alguma coisa aos da Europa? O que você espera do Santos ano que vem?

(Edu Dracena) Graças a Deus estou muito bem, o Santos tem uma estrutura fantástica para recuperação de atletas profissionais. Os clubes brasileiros estão melhorando suas estruturas.
Em todos os times que joguei conquistei títulos e espero que aconteça também aqui no Santos. Vou trabalhar muito para ganhar os campeonatos.

(Luan) Você conquistou a Copa das Confederações de 2003 e era bem cotado para disputar a Copa de 2006, na Alemanha, porém, uma grave contusão, em 2005, te tirou esse sonho. Como foi suportar essa delicada fase?

(Edu Dracena) Não é fácil conviver com lesão que te deixa de fora dos gramados por 6 meses. O jogador precisa ter uma estrutura familiar muito forte e ter muita fé em Deus, só assim você consegue dar a volta por cima e voltar a jogar em alto nível.

(Luan) Você tem apenas 28 anos. Ainda alimenta o sonho de ir à África do Sul em 2010? Em 2014 você terá 33. Edu Dracena na Copa do Mundo, no Brasil? Você imagina isso?

(Edu Dracena) Eu tenho um sonho de um dia jogar a Copa do mundo. Eu sei que estou em desvantagem por estar machucado, mas acredito que ainda existe vaga na Seleção e tudo depende do trabalho que vou fazer ano que vem no Santos. Nunca vou desistir. A Copa de 2014 no Brasil ainda está longe e meu futuro a Deus pertence. Se for a vontade dele...

(Luan) O técnico Dunga te convocou duas vezes. Qual a sua relação com ele e por quê ele parou de te chamar?

(Edu Dracena) A relação foi muito boa quando estive no grupo da seleção. Procurei fazer o meu melhor e acho que merecia mais chances antes de machucar. Fiz um bom jogo contra o México, e se aquela cabeçada tivesse entrado talvez estaria no grupo. Continuo torcendo pelo meus amigos que estão representando o nosso Brasil com muita honra e dignidade.

(Luan) Juan, Lúcio, Naldo, Miranda, André Dias, Luisão e Thiago Silva. Pra você, quem irá à África do Sul?

(Edu Dracena) Difícil falar quem vai. Eu acho que Juan e Lúcio tem vagas garantidas.


(Luan) Pra finalizar, quem você acha que leva o prêmio de melhor jogador do mundo nesta temporada e qual é/foi o jogador que você mais tem/teve trabalho em marcar?

(Edu Dracena) Eu apostaria no Cristiano Ronaldo (Real Madrid) como o melhor do mundo. O jogador mais difícil de marcar foi o Ibrahimovic, atualmente no Barcelona.

Hoje, Edu, o guerreiro de Dracena, começou treinar com bola e em breve voltará aos gramados para a alegria dos santistas e dos brasileiros em geral. FORÇA EDU.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns amorr ;)
Não entendo mt do assunto ne,mais adorei a materiaaa,e como suaa fã numero 1,devo dizer quee ficouu OTIMAA!tenhoo crtz de que vc fara mts outras aindaaa ;***