sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevistas - Túlio Maravilha (Botafogo-DF)

Em entrevista por e-mail, o folclórico jogador-político Túlio Maravilha, além de fazer juras de amor ao Fogão Carioca, convida todos, com o mesmo carisma de sempre, para a sua festa, agendada para 2011 - o traje e o local já foram definidos -, quando, segundo suas expectativas, alcançará a marca do milésimo gol e, perguntado sobre sua vida política, avisa : "a nação brasileira pode esperar um Túlio Maravilha artilheiro também em Brasília".

(Luan) Túlio, você foi revelado pelo Goiás, mas consagrou-se com a camisa do Botafogo-RJ. Qual o time você mais se identifica?

(Túlio) Obviamente, o clube que tenho mais identificação é o Botafogo. Tenho carinho por todos os clubes, alguns mais especiais, claro! Mas, no Bota fui artilheiro e campeão Brasileiro, além de outros títulos. Fui muito feliz no Rio de Janeiro, e por isso aceitei o desafio de jogar no Botafogo-DF. Além de ser um clube empreendedor é a filial do eterno Glorioso Carioca.

*** Para a temporada 2010, o alvinegro do Planalto Central, em seu estreia na elite do Candangão, trouxe mais dois jogadores que fizeram história na matriz carioca na década de 90: Sérgio Manoel e Zé Carlos, o "Zé do Gol".***

(Luan) Você passou por 22 clubes em sua carreira. Em 2004, você transferiu-se ao Jorge Wilsterman, da Bolívia. Como foi jogar na altitude?

(Túlio) Quanto à altitude, ela realmente faz a diferença, mas não é assim como dizem. Basta adaptação.

(Luan) Como foi levantar o caneco do Brasileirão de 95 e de quebra ser o artilheiro da competição pelo Botafogo? E como você analisa a atual fase da "Estrela Solitária" e do futebol carioca - Flamengo e Vasco campeões da Série A e Série B, respectivamente, do Brasileirão e Fluminense, ressurgindo das cinzas - em geral?

(Túlio) Ganhar um Brasileiro é indescritível. É a soma de todos os melhores sentimentos em um só. A artilharia foi uma conseqüência do trabalho. Nosso time era unido e entrosado dentro e fora de campo. O ano de 1995 foi maravilhoso e ficará marcado na minha memória. Quanto ao Botafogo, analiso que o clube passa por um momento de reformulação com uma diretoria qualificada liderada pelo presidente Mauricio Assumpção. E os times cariocas também estão bem, basta ver pelo Flamengo, atual campeão nacional.

(Luan) Como você explica a sua passagem apagada pelo Corinthians em 97? Houve alguma outra proposta pra você voltar ao futebol paulista?

(Túlio) Não teve nenhum motivo específico. São situações que acontecem no futebol e com os grandes jogadores. Não joguei novamente em São Paulo porque não houve oportunidade.

(Luan) Você é uma figura folclórica no futebol brasileiro. Você gosta dessa alcunha? Você acha que o esporte mais popular do Brasil necessita de atletas carismáticos como você?

Algumas frases históricas do irreverente centroavante

"Eu sou o Rei do Rio"
"Eu era como uma melancia, verde por fora e vermelho por dentro"
, lembrando sua passagem pelo Goiás.
"Ele vem jogando muito bem e é só vestir a camisa 7 do Fogão, que foi minha e de Garrincha, já é meio caminho andado" perguntado sobre a possível contrataçao de Dodô pelo Botafogo, em 2007
"Vou fazer e dedicar para ele o gol anticoncepcional" opinando sobre o atacante Dill, quando este estava prestes a enfrentar o seu ex-time (Botafogo) vestindo a camisa do Goiás

(Túlio) Claro! O futebol vive dos mitos, de frases efeitos e pessoas que amam este esporte. Eu sou assim e vou morrer deste jeito. Maravilha, irreverente e feliz. Os jogadores de futebol precisam fugir das respostas prontas.

(Luan) O 900º está muito próximo... e o 1000º? Já tem alguma festa programada? Será com que camisa? do Botafogo, do Distrito Federal ou do Rio?

*** Túlio é o jogador com mais gols (899) em atividade no futebol mundial. ***

(Túlio) Com certeza será com a camisa do Botafogo do Rio. O gol saíra em 2011 e todos estão convidados para esta festa do futebol. O palco será o Engenhão, a casa do Fogão!

(Luan) Você acumula várias convocações para a Seleção Brasileira, contudo não chegou a disputar uma Copa do Mundo. Você tem alguma mágoa por isso? Acha que deveria ter mais chances com a "Amarelinha"?

*** Túlio serviu à Seleção Canarinho em 15 oportunidades de 90 a 95, não perdeu nenhuma partida e marcou 15 gols. ***

(Túlio) Jogar uma Copa do Mundo sempre foi um sonho. Mas, agora não adianta ficar culpando e lamentado. Já passou. Agora é trabalhar para marcar 1.000 gols.

(Luan) Você é o vereador (PMDB) de Goiânia que mais encaminha projetos à Câmara. Podemos alimentar esperanças de ver você no Senado futuramente? A nação brasileira pode esperar um Túlio artilheiro também de terno e gravata?

(Túlio) Esse é meu objetivo. Ser um vencedor também na política. Com certeza o meu eleitor nação brasileira pode esperar um Túlio artilheiro em Brasília.

2 comentários:

Jonas disse...

Mto boa a entrevista veio!!!
Sobre as frases de efeito dele, tem uma qdo ele tinha acabado de ser contratado pelo Corinthians.
Ele tava dando entrevista coletiva... ai perguntaram pra ele qual era a espectativa dele pra estreia dele.. ai ele responde q eh de fazer um bom jogo, vencer, tals.
Até ai tudo bem, ele respondeu a pergunta normal, qdo outro jornalista ia faze otra pergunta, o Tulio pega o microfone dnovo me fala assim: "Aahh.. vo faze tbm um gol de bicicleta!" HUEAUHEAHUEAHUAEUHUHUHAUH
demaais ;x

Luan disse...

UAUHAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUHAUHAHUAUHAUHAUHAHUAH raxei mto

Túlio é muito foda.. Queria agradecer ao assessor dele, foi muito solícito, muito gente boa.

É um imenso prazer ter Tùlio Maravilha no Ritmo de Jogo.