
Werder Bremen? Bayern de Munich? Bayer Leverkusen? Schalke 04? Nada disso. O atual líder do campeonato alemão e o ''campeão de inverno'', ou seja, o primeiro colocado no final do primeiro turno é o até então desconhecido 1899 Hoffenheim.
A história deste clube resume muito bem o futebol dos dias hoje. Antes do milionário Dietmar Hopp, fundador da empresa de softwares SAP (698º homem mais rico do mundo) começar a injetar grana pesada no clube, o ''Hoffe'' não passava de um ''timeco'' da 8ª divisão alemã. Contudo, a partir do meio da década de 90, completamente capitalizado, a nova sensação do futebol europeu obteve uma escalada meteórica, conseguindo assim na temporada 08/09, após conquistar o vice-campeonato da série B , chegar á elite do futebol alemão.

2009 pode ser marcado como o ano do título inédito do Hoffenheim, o que seria muito interessante para o futebol mundial. Para isso, além de Carlos Eduardo, há mais dois brasileiros no elenco : Luiz Gustavo (ex-CRB) e Wellington (ex-Náutico,Inter). No entanto, nessa parada de fim de ano, os torcedores do ascendente clube alemão tiveram uma péssima notícia, o centroavente bósnio Ibisevic (atual artilheiro da Bundesliga com 18 gols) sofreu uma fratura no joelho e desfalcará o time até o final do campeonato.

Surpresas como o Hoffenheim, Zenit, Getafe, São Caetano, Grêmio Barueri, Tigres (Argentina), entre outros, são muito bem-vindas para o mundo do futebol. O que é discutível é que sempre que aparecem, na maioria das vezes, têm alguma ''ajuda'' financeira envolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário