quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um bando de loucos

O SCCP pagou ao Estudiantes (ARG) 400 mil reais para jogarem um simples amistoso. Simples? A 2 dias já se esgotaram os ingressos e a Rede Globo já anunciou que vai transmitir o jogo.
É incrível a paixão que mora no peito do torcedor alvi-negro, a torcida corintiana é única, é diferente, é fascinante até para os rivais.
Em números, a torcida do Corinthians é a segunda maior do país. Além de ser o time do povo, o Timão está no coração de muitas celebridades como Negra Li, Happin Hood, Toquinho, nosso presidente Lula e muitos outros.

Em 1910 o clube foi fundado, essa era a época do "boom" dos clubes de futebol. Na capital paulista os atletas foram divididos em quatro desses clubes, imigrantes italianos para o Palestra Itália ( atual Sociedade Esportiva Palmeiras ), portugueses para a Portuguesa e a elite paulistana para o SPFC. Para o Corinthians foram os paulistanos ( de classe mais baixa), árabes, negros e mais algumas outras etnias; enfim, 0 "resto".
E foi por causa desse "resto" que o Corinthians ficou conhecido como o time do povo, o povo sofredor, batalhador; o povo que sempre tem esperanças, que acredita e luta. Mediante a isso eu afirmo com toda a veemência; a nação corintiana é a cara do povo brasileiro. Já dizia Toquinho em sua canção: "Ser corintiano é ser também um pouco mais brasileiro".

Portanto, me desculpem palmeirenses e são paulinos, mas a grandeza de um clube não está em campeonatos vencidos ou objetivos alcançados. Está na capacidade de modificar algo rotineiro, algo imodificável. Como por exemplo, quando o Corinthians caiu de divisão a Globo comprou mais de 20 jogos da série B, sem contar os patrocinadores que reduziram os gastos com a primeira divisão para investirem na segunda. Já dizia Washington Olivetto, Com a ascenção do Corinthians o Campeonato Brasileiro acaba de ser promovido.

Nenhum comentário: