quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Brasil x Itália

São 12 jogos, 2 empates e 5 vitórias para cada lado.Brasil, pentacampeão mundial(58,62,70,94,02). Itália,tetracampeã mundial(34,38,82,06). Em 1970, a seleção canarinho enfrentou a Azurra na final da Copa do Mundo e sob o comando de Pelé e cia. sapecou 4x1 nos italianos. A vingança chegaria 12 anos mais tarde,na Espanha. Nessa Copa, segundo especialistas, o Brasil tinha a melhor seleção de todos os tempos. Só que a esquadra da Velha Bota tinha Paolo Rossi. No jogo contra os brasileiros, o avante italiano marcou 3 gols, fazendo com que a Itália ganhasse por 3x2. (em 82, a Copa do Mundo daquele ano teve 2 fases, e o grupo final do Brasil era composto pela própria Itália e pela Argentina,onde só se classificava para as semi-finais o primeiro colocado de cada grupo). Em 94, as duas equipes novamente se encontrariam numa final de Mundial. Nos EUA, após empatarem no tempo normal e na prorrogação por 0x0, a decisão foi para os penâltis. Aí foi quando Roberto Baggio entrou pra história, chutando para o alto a chance de sagrar a Itália tetracampeã mundial.

O amistoso que acontecerá no próximo dia 10 entre as duas gigantes seleções, além de toda história e tradição, está repleto de polêmicas.

Primeiramente, a crise diplomática entre os dois países, envolvendo a concessão de asilo político e a extradição negada pelo Brasil do multi-homicida italiano Cesare Battisti. O outro assunto que está dando ''pano pra manga'' é a situação do atacante Amauri da Juventus. Antes da convocação, a situação dele era uma incógnita, não sabia se preferia esperar Dunga ou se naturalizaria italiano e defenderia a Azurra. No entanto, Amauri e Dunga não esperavam a contusão de Luis Fabiano. E deu o esperado. Dunga convocou-o. Porém, a ''Vecchia Signora'' não o liberou para o já conturbado amistoso... Pelo menos, não teremos que ver o brasileiro Amauri vestindo a 9 da Azurra.

Nenhum comentário: