quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Copa UEFA : Resultados e Classificações

A segunda maior competição da Europa já tem os seus classificados para às oitavas-de-final.
Na tarde desta quinta-feira, aconteceram 16 jogos movimentando essa rodada e definindo seus classificados.

Começando, vamos falar de jogos emocionantes, o jogo Galatasaray x Bordeaux foi um deles (*até demais*). Cheio de reviravoltas, o jogo terminou em 4 a 3 para o time da casa. O Bordeaux abriu o marcador logo 12 segundos de jogo com o francês David Bellion. No final do primeiro tempo, o turco Arda Turan empatou a partida e, logo em seguida, o australiano Harry Kewell virou para a equipe turca ainda na primeira etapa. Ao voltar o segundo tempo, o Galatasaray ampliou ainda mais o placar, outra vez com o turco Arda Turan. Só que o Bordeaux não se entregou e partiu para cima, e conseguiu chegar ao empate, com o marroquino Marouane Chamakh e com o argentino Fernando Cavenaghi, um logo atrás do outro. Quando tudo parecia perdido, o Galatasaray conseguiu o gol da vitória e, da classificação, no último minuto, através do turco Sabri Sarıoğlu.

Continuando falando de jogos emocionantes, o Twente recebeu o Olympique de Marseille e acabou perdendo por 1 a 0, gol do jovem francês Hatem Ben Arfa, mas como o jogo de ida também terminou em 1 a 0, dessa vez para o Twente, a paritda foi para as penalidades máximas.
O suiço Blaise Nkufo não converteu a primeira cobrança para o Twente, e o argelino Karim Ziani desperdiçou a possibilidade de dar o triunfo ao Olympique no quinto pontapé. Ao chegar nas cobranças alternadas, o camaronês Modeste M'Bami converteu o seu pênalti, antes do sérvio Slobodan Rajković falhar pelo Twente e definir a classificação as oitava-de-final para o Olympique de Marseille.

Outros resultados : (*em negrito os classificados*)

Valencia 2 x 2 Dínamo de Kiev (gols: Valencia: Carlos Marchena e Asier Del Horno / Dínamo de Kiev: Artem Kravets (2x))

Stuttgart 1 x 2 Zenit St. Petersburg (gols: Stuttgart: Timo Gebhart / Zenit St. Petersburg: Igor Semshov e Viktor Fayzulin)

Saint-Etienne 2 x 1 Olympiacos (gols: Saint-Etienne: Dimitri Payet e Ilan / Olympiacos: Óscar González)

CSKA Moscou 2 x 0 Aston Villa (gols: CSKA Moscou: Yuri Zhirkov e Vágner Love)

Metalist Kharkiv 2 x 0 Sampdoria (gols: Metalist Kharkiv: Serhiy Valyayev e Jajá)

Hamburgo 1 x 0 NEC Nijmegen (gols: Hamburgo: Ivica Olić)

Wolfsburg 1 x 3 Paris Saint-Germain (gols: Wolfsburg: Makoto Hasebe / Paris Saint-Germain: Péguy Luyindula (2x) e Jérôme Rothen)

Deportivo La Coruña 1 x 3 Aalborg (gols: Deportivo La Coruña: Sergio González / Aalborg: Luton Shelton, Andreas Johansson e Thomas Enevoldsen)

Standard de Liège 1 x 1 Sporting Braga (gols: Standard de Liège: Dieudonné Mbokani / Sporting Braga: Luis Aguiar)

Udinese 2 x 1 Lech Poznan (gols: Udinese: Simone Pepe e Antonio Di Natale / Lech Poznan: Hernán Rengifo)

Tottenham Hotspur 1 x 1 Shakhtar Donetsk (gols: Tottenham Hotspur: Giovani Dos Santos / Shakhtar Donetsk: Fernandinho)

Manchester City 2 x 1 Copenhagen (gols: Manchester City: Craig Bellamy (2x) / Copenhagen: Martin Vingaard)

Ajax 1 x 1 Fiorentina (gols: Ajax: Leonardo / Fiorentina: Alberto Gilardino)

Terminando pela maior surpresa da rodada, o mega "brasileiro" e superfavorito Milan, decepcionou sua torcida e, em casa, foi eliminado do torneio. A equipe italiana saiu vencendo por 2 a 0, através do italiano Andrea Pirlo, de pênalti, e do brasileiro Alexandre Pato, mas deixou o Werder Bremen chegar ao empate em 2 a 2, com dois gols do peruano Claudio Pizarro (foto), destaque da partida, e assim, deu adeus a Copa UEFA. Por causa do jogo de ida também ter terminado empatado, só que em 1 a 1, o Werder Bremen se classificou para às oitavas-de-final por ter marcado mais gols fora de casa.

Agora, a queda do Milan na Copa UEFA pode ser considerado um vexame, uma vez que o time é digno de Liga dos Campeões. Um time que tem no elenco, Kaká e Ronaldinho (*ambos não jogaram, eu sei*), Alexandre Pato, Pirlo, Seedorf, Shevchenko, Beckham, e tantos outros jogadores que atuam em suas seleções, não pode sair de um campeonato que podemos chamar de "segunda linha" da Europa nos "16-avos"-de-final, cá entre nós.
Eu sei que o Milan perdeu para um adversário até que famoso, que vira e mexe está na Liga dos Campeões, que tem em seu elenco jogadores bons e renomados como Diego, Frings e Pizarro, mas não da pra comparar os elencos, o tamanho da torcida e da tradição do Milan em competições européias com o Werder Bremen.
O Milan já começou o jogo levando susto, primeiro, porque seu miolo de zaga não funcionava. O suiço Philippe Senderos não pode ser considerado um jogador digno de vestir a camisa do Milan (*eu também sei que ele é um jogador jovem, que pode evoluir muito e se tornar um bom jogador, mas NA ATUALIDADE, não dá, não tem condições*) e o ídolo, o italiano Paolo Maldini (*que eu respeito muito pelo que já jogou e conquistou*) é um jogador veterano que já passou da idade de pendurar as chuteiras, ele não aguenta mais jogar um jogo de 90 minutos em um rítmo de competição européia, isso está claro. E segundo porque a equipe do Milan não conseguia atacar, estava acoado em campo. Conseguiu fazer o 2 a 0 na habilidade do jovem Alexandre Pato, que sofreu a falta que depois originou o pênalti, e marcou um gol, mas depois dos dois gols, tomou sufoco do Werder Bremen até conseguir levar o empate.
Esqueci de falar também que o meia-de-ligação que estava hoje em campo, o senhor Clarence Seedorf, estava irreconhecível, mal relou na bola, tanto é que foi substituido depois do primeiro tempo pelo volante francês Mathieu Flamini (*Meu Deus, quando é que o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, vai parar de ser TÃO retranqueiro?????*). O jogo de quinta-feira, mostrou como o Milan é muito dependente de Kaká e Ronaldinho, principalmente de Kaká, pois quando nenhum dos dois estão em campo, o time não anda, fica difícil armar uma jogada inteligente, ou puxar um contra-ataque.
Isso serve de sinal de alerta para o Milan, que tem que mudar de postura imediatamente e reformular o seu miolo de zaga, contratar zagueiros jovens e qualificados para vestir essa linda e tradicionalíssima camisa, senão vai continuar fazendo seus torcedores e jogadores passarem vergonha como passaram hoje.

Confrontos de ida das oitavas-de-final (11/03):


Paris Saint-Germain x Sporting Braga
Udinese x Zenit St. Petersburg
Werder Bremen x Saint-Etienne
Dínamo de Kiev x Metalist Kharkiv
CSKA Moscou x Shakhtar Donetsk
Manchester City x Aalborg
Hamburgo x Galatasaray
Olympique de Marseille x Ajax

Nenhum comentário: