domingo, 8 de fevereiro de 2009

A grandeza do Santos FC

Fundado em 1912, o Santos Futebol Clube tem um passado cheio de glórias ( especialmente na era Pelé ).
Mas, caso o Rei do Futebol não tivesse passado 95% de sua carreira jogando pelo time da Vila, será que hoje o Santos não seria como uma mera Portuguesa Santista ou um Botafogo de Ribeirão Preto?

Até 1956 ( ano em que o Rei chegou à Vila Belmiro ), em 44 anos de história, o Santos havia conquistado apenas 2 Campeonatos Paulistas. De 1956 até 1972 ( Era Pelé ) venceram 2 Libertadores, 2 Intercontinentais, 6 Taças Brasil, 4 Rio-São Paulo e 11 Paulistas. De 1973 até os dias de hoje, o Santos conquistou apenas 1 Taça Conmebol, 1 Rio-São Paulo, 2 Paulistas e 2 Campeonatos Brasileiros, sem contar o jejum de 18 anos na fila para um título ( 1984 a 2002 ).

Hoje, uma pesquisa do IBOPE feita em 2008 mostra que o Santos ocupa a oitava posição na lista das maiores torcidas do Brasil.

A questão é: Será que daqui uns 10, 20 anos o Santos FC será apagado como o Guarani, o Aston Villa da Inglaterra e muitos outros times que já tiveram anos de glória, mas não se sustentaram no cenário da elite como super potências ?

Meus leitores Satistas, este não é parcial e muito menos algum tipo de gozação provocada pela influencia do Clubismo, eu gostaria muito de ver a opinião de vocês no meu e-mail ( mm_spinajr@hotmail.com )

Falando em Santos...
O time da Vila perdeu por 4 x 1 contra o Palmeiras, gols de Edmílson, Keirrison ( 2 ) e Lenny. Pelo lado do Santos, para variar, o gol foi de Kleber Pereira.

Nenhum comentário: