segunda-feira, 23 de março de 2009

Marketing Esportivo

Já na moda entre os clubes europeus, a onda das camisetas alternativas começou a se propagar no Brasil depois do lançamento da 4-3-3 do São Paulo. E se concretizou com a famosíssima "Eu Nunca Vou te Abandonar" do Corinthians.
O sucesso da primeira camiseta conquistou o coração alvi-negro e satisfez o clube pelos lucros a mais gerados. Aí já virou rotina, a cada grito novo da fiel o departamento de marketing tratava logo de jogar no mercado outras. Como por exemplo: "Não Para", "Dar a Volta Por Cima", etc.
O Internacional não ficou de fora e para entrar na moda lançou a "Campeão de Tudo" (foto) logo depois da conquista da sulamericana.
Hoje quem entra para o grupo dos alternativos é o Vasco. O clube lançará nesta quarta-feira uma camiseta com a frase "O sentimento não pode acabar. A cada dia te quero mais".
Em meio a todo esse emaranhado de camisetas alternativas até eu arrisquei fazer uma para meu Grêmio Catanduvense ( que por sinal está para cair para a série A-3 ). Levei à diretoria uma ideia minha em meados de agosto do ano passado, disseram que gostaram e que me ligariam para marcar alguma reunião. Deixei claro que minha intenção não era receber nem nada, só queria ajudar o time. Até hoje não obtive resposta.
Lançar a camiseta alternativa com um preço acessível às classes sociais mais baixas é uma sacada de gênio. As classes C e D são as que mais crescem no país, e com certeza não podem se dar ao luxo de gastar R$130,00 numa camiseta oficial. Assim, ao invés de gastarem R$40,00 comprando uma camiseta pirata, ajudam o clube ao comprar a alternativa pelo mesmo preço.
Na Europa, outra moda está sendo lançada, chama-se Support Uniform. É um produto oficial do clube que trás no design todos os traços das usadas pelos jogadores, mas os bordados no distintivo e mais alguns fatores que encarecem o produto são cortados para vender a camiseta visando as baixas classes sociais, que sempre compraram as piratiadas.

Falando nisso...


É impossível negar que o marketing é presença notável nos clubes do século XXI. Querendo lucrar com a paixão do torcedor, os clubes investiram em produtos oficiais de qualquer natureza. Desde canecas a rodinhas de cadeira de escritório. Eu, por exemplo, tenho canetas, cadernos, canecas, mousepad, roupa de cama, cooler e até cuecas assinadas pela marca SCCP.
Além de gerar grandes lucros na receita do clube ( essência do capitalismo ), o clube tem uma publicidade ambulante grátis espalhada pelo país.
Pioneiro em assunto de marketing, o São Paulo teve a maior sacada de todos (com exceção do fenômeno no Corinthians). Evidente que de todas as crianças nascidas em 1999 até 2006 a grande maioria é tricolor. Vendo isso estampado na cara, o São Paulo fechou contrato com a Looney Tunes e lançou no ano passado camisetas infantis envolvendo o time com o Taz Mania, Pernalonga e Patolino (foto). Além de tênis infantis e bonecas de pano.
Na minha opinião a publicidade no mundo do esporte deveria ter um nome específico. O propósito da propaganda e marketing é seduzir o cliente para a empresa, como seduzir alguém usando comunicação uma vez que os torcedores já são movidos pela paixão ?

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