terça-feira, 3 de março de 2009

Mudança de rumo...

Hoje à tarde eu tinha preparado um tópico sobre o clássico dos clássicos de domingo.. Palmeiras x Corinthians !
Se eu tivese postado há duas horas atrás eu diria que o jogo seria um jogo morno, os dois com receio de perder e amedrontados pela perda da invencibilidade.

Todavia, o líder do campeonato paulista acaba de cair diante ao Colo-Colo frente a mais de 30 mil torcedores em pleno Palestra Itália. Um futebol um tanto quanto medíocre, uma zaga muito despreparada e um moleque promissor apagado.
Para ganhar a libertadores é preciso ter nomes fortes e experientes no elenco, mas o Palmeiras depositou todas as suas fichas em Keirrison. Não nego que o garoto tenha uma média invejável de 1,3 gols por jogos r que tem um futuro brilhante além de estar sendo o craque do campeonato Paulista, contudo ele não consegue realizar as mesmas proezas no foco do Palmeiras, a Taça Libertadores.

Mas, o tema aqui é o clássico de domingo; deixarei para meu cumpadre, Luan, expressar suas ideias sobre seu time do coração.
Após essa atuação do Palmeiras, eu arrisco dizer que domingo teremos um espetáculo cheio de surpresas. O Corinthians agora tem uma certa confiança em jogar contra o líder, sem contar a suposta estréia da estrela maior no momento... Ronaldo. Já do lado verde da força, o time saiu hoje vaiado de campo e sentiu na pele a pressão da torcida. É provável que Luxemburgo ajustará os erros cometidos hoje e dará um de seus discursos aproveitando a pressão deixada no ar pela torcida italiana.
Não arrisco dizer quem vencerá.

O maior clássico do estado de São Paulo ( quiçá do Brasil ) tem várias histórias interessantíssimas, claro que nao dá pra contá-las aqui... Quem estiver interessado pode adquirir o livro Corinthians x Palmeiras: uma História de Rivalidade, do autor Antônio Carlos Napoleão por pouco menos de R$30,00 clicando aqui.

Mas, não deixarei de dar a vocês as minhas lembranças.

Em 1999 o jogo histórico que marcou a Taça Libertadores, Palmeiras x Corinthians decidiriam quem iria para a final nos pênaltis. O placar marcava 5 x 4 para o Verdão... Se Marcos defendesse o pênalti do ídolo Marcelinho Carioca o jogo terminava. E foi o que aconteceu, um mergulho salvador no canto direto do gol botou o Palmeiras de Felipão na final. Final a qual o Palmeiras também venceu nos pênaltis.


Na final do campeonato Paulista do mesmo ano, o Palmeiras precisava vencer o Corinthians por 2 gols de diferença. Assim, quando Edílson marcou o terceiro gol da vitória de 3 x 1 do Timão, resolveu brincar dando as famosas embaixadinhas e provocando o que seria uma das maiores brigas da história do clássico. Corinthians campeão Paulista



Dados do confronto:

323 partidas
116 vitórias do Palmeiras
97 empates
112 vitórias do Corinthians
Jogos pelo Campeonato Brasileiro: 31
Vitórias do Palmeiras: 9
Vitórias do Corinthians: 10
Empates: 12
Gols do Palmeiras: 39
Gols do Corinthians: 31
Maior artilheiro do Palmeiras: Heitor (anos 20 e 30), 16 gols
Maior artilheiro do Corinthians: Cláudio (anos 40 e 50), 24 gols

Nenhum comentário: