quinta-feira, 23 de abril de 2009

Atlético/MG x Cruzeiro

É... deu o que todos esperavam !!! Mais uma vez, a final do Campeonato Mineiro será decidido entre Atlético/MG x Cruzeiro. Vamos relembrar as trajetórias destas equipes desde o início da temporada até o atual momento:
ATLÉTICO/MG :
Após uma campanha pífia no Brasileirão 2008, o Atlético/MG iniciou o ano precisando de alguma maneira de não voltar a decepcionar o seu torcedor. Alguma atitude radical teria que acontecer... e aconteceu!
Uma total renovação foi o que aconteceu, não só no plantel, mas também na comissão técnica e na diretoria.
O ex-presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas assumiu o cargo de diretor-executivo do Atlético/MG e logo de cara, executou a contratação de um treinador experiente e que acreditava que poderia dar a torcida atleticana um feixe de luz de esperança. Esse treinador era o polêmico (*e às vezes até irritante!*) Émerson Leão.
Leão chegou e transformou o ambiente no Atlético. Pediu jogadores experientes e a diretoria atendeu como pôde seu pedido. Contrataram o atacante até então "garoto problema" Diego Tardelli e o lateral-esquerdo Júnior, jogadores que já haviam trabalhado com Leão no São Paulo, e trouxeram devolta o atacante Éder Luis.
Essa mudança de filosofia que o técnico Émerson Leão havia começado, logo teria seu primeiro teste em um torneio amistoso disputado no Uruguai, adivinha contra quem? Isso mesmo, contra o Cruzeiro!!! Mesmo assim acabou perdendo para o rival por 4 a 2, o que fez a torcida começar a acreditar que o ano de 2009 iria ser igual, ou até pior do que o de 2008.
Quando começou o Campeonato Mineiro, no primeiro jogo, o Atlético também acabou decepcionando sua torcida ao empatar em 0 a 0 com o América/MG, só que desta vez, a torcida já começava a por em dúvida essa renovação da equipe.
Mas rapidamente, a preocupação da torcida atleticana se transformou em alegria e entusiasmo ao começar ver os primeiros (de muitos) gols de Diego Tardelli.
Perdeu alguns jogos, inclusive para o Cruzeiro, mas mesmo assim terminou a primeira fase na primeira colocação e obteve vantagem, para as próximas fases, de jogar o segundo jogo em casa.
Goleou o Uberaba nas quartas-de-final, venceu o Rio Branco, de Andradas, na semifinal, e agora, após avançar para as oitavas-de-final da Copa do Brasil (*ao eliminar o Guaratinguetá no placar agregado de 4 a 2*) nesta quinta-feira, começa a treinar para a finalíssima de domingo.


CRUZEIRO :
Já o Cruzeiro, após uma ótima campanha no Brasileirão 2008, aonde finalizou o campeonato terminando na terceira colocação e garantindo vaga para a Libertadores para o próximo ano, iniciou 2009 diferentemente de 2008 (*quando contratou poucos jogadores para a disputa da própria Libertadores e do Brasileirão*) e foi às compras!!!
Contratou jogadores experientes e de alto nível. Jogadores de peso, como o zagueiro Anderson, o atacante Wellington Paulista, e o grande nome para a temporada, o atacante KLÉBER (*em uma negociação com o Dínamo de Kiev que envolveu o ex-atacante cruzeirense Guilherme*).
Após começar a temporada goleando o seu rival em um torneio no Uruguai, estreou no Campeonato Mineiro com uma vitória por 2 a 1 sobre o Uberlândia. Logo em seguida,vieram as primeiras partidas da Libertadores, e a tão aguardada estréia de Kléber.
Um espetáculo!!! Vitória sólida por 3 a 0 em casa sobre o Estudiantes e com participação importantíssima de Kléber (*entrou no segundo tempo, e em 15 minutos, marcou 2 gols e foi expulso!!!*)
Continuou a bater seus adversários seja na Libertadores ou no Campeonato Mineiro, e garantiu sua classificação para a segunda fase do Mineiro na segunda colocação, 1 ponto atrás do Atlético, e de forma invicta.
Assim como seu rival, também goleou nas quartas-de-final, só que a vítima foi o Tupi. Na semifinal bateu o Ituiutaba e garantiu o direito de lutar pelo bicampeonato contra o Atlético, na final de domingo.

Com apenas uma derrota no ano (*para o Estudiantes, fora de casa, por 4 a 0*), o Cruzeiro vem embalado por uma vitória de 2 a 0 sobre o Deportivo Quito, que consequentemente decretou a primeira colocação em seu grupo e a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores.
As principais jogadas da equipe azul-celeste estão concentradas na sua chamada "espinha dorsal", que é composta pelo trio R-W-K (*Ramires-Wagner-Kléber*).
Ramires (foto), o agora conhecido "elemento surpresa" do Cruzeiro é um jogador incansável e extremamente versátil, pois pode exercer múltiplas funções em campo;
Wagner, é o "cérebro do time". É o armador das principais jogadas de ataque pois praticamente todas as jogadas passam pelo pé dele;
E o Kléber é o "Gladiador" do Cruzeiro. Muito forte fisicamente e com um gênio explosivo, é a principal possibilidade de gols da Raposa.
*APOSTA*: O técnico do Cruzeiro, Adílson Batista, também pode optar pelo meia Bernardo (foto), de 18 anos, que é considerado a mais nova revelação oriunda da Toca da Raposa. No último jogo do Cruzeiro, contra o Deportivo Quito, o garoto entrou e teve uma ótima atuação (*botou até bola na trave, após cobrança de falta !!!*) DE OLHO NELE!!!

Já o Atlético/MG, apesar de ter garantido vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil após vencer o Guaratinguetá em casa por 2 a 0 e de estar vivendo uma boa fase, possui um plantel comprovadamente inferior ao do Cruzeiro e deposita todas as fichas no artilheiro Diego Tardelli (foto), a principal esperança de gols para a torcida do Galo.
Vale lembrar também que o Atlético não vence o Cruzeiro há 11 jogos. Chegam dizer até que o Cruzeiro chegou em tal nível, que o Atlético NUNCA MAIS voltará a ganhar dele.

Bem... se isso é verdade, só o tempo poderá dizer.
Previsão de um grande jogo, mas com uma vantagem pendendo para o lado da Raposa !!!

Nenhum comentário: