terça-feira, 26 de maio de 2009

Decisão na Champions

Amanhã, por volta das 14 horas da tarde, os pubs da cidade de Manchester começarão a cantarolar os hinos hooligans. Em Barcelona, os catalães esquecerão dos jogos de Rafael Nadal em R. Garros e ficarão de olhos atentos ao maior jogador do mundo, mas com olhos mais brilhantes ainda para aquele que tem tudo para ser o primeiro neste ano de 2009 (Lionel Messi).
A transmissão da ESPN começará às 15:30, e a partida será realizada no Estádio Olímpico de Roma (sinto que há um dedo da Confederação Europeia para promover a cidade de Roma, que está na corrida para ser sede das Olimpíadas de 2016 juntamente com o Rio de Janeiro).

Favoritismos, clubismos e nacionalismos a parte, será o espetáculo mais aguardado do ano. São dois times extremamente diferentes, tanto nas táticas quanto no ritmo dos jogadores. O Barça vem sem muitas estrelas, mas um conjunto excepcional. Já o Man United trás um elenco galático, cheio de promessas e consagrações precoces.

Caso o Man United vença, ele ficará com 6 títulos dos 7 disputados na temporada 2008/2009, além de desempatar a disputa por países com maior número de Champions (Itália, Espanha e Inglaterra guardam 11 taças).
Já o Barça, além da chance de desempatar essa disputa entre nações, caso vença terá pela primeira vez em mãos o título simbólico (mas muito valorizado) chamado de Tríplice Coroa.
Vale a pena lembrar que o Barça ganhou a Champions só em 1992 e em 2006, e nunca conquistou um mundial. Perdeu para dois times brasileiros, o São Paulo e o Inter respectivamente.

Falando em tríplice coroa, o Cruzeiro é o único que tem esse título no Brasil (em 2003 venceu o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão). Então, a partir de 2004 o clube adicionou ao distintivo, uma "singela" coroa.

*Na foto, a camisa usada pelo clube celeste em 2004... O símbolo da CBF representando o brasileiro, as duas estrelas amarelas mostrando o estadual e a libertadores, além das duas taças em baixo da Tríplice Coroa mostrando o bi-campeonato (1976 e 2003)*

Nenhum comentário: