sábado, 30 de maio de 2009

A hora mais difícil

Com certeza, o momento da despedida, de dar o adeus é o mais dramático, o mais árduo. E infelizmente, nesse fim de semana, o futebol perderá três grandes astros : o português Luis Figo, da Internazionale , o tcheco Pavel Nedved, da Juventus e o italiano Paolo Maldini, do Milan.

O primeiro, começou sua carreira no Sporting de Lisboa. Após tornar-se ídolo na Terrinha, transferiu-se para o gigante Barcelona, onde permaneceu por 5 anos e jogou boa parte desse tempo ao lado de Ronaldo Fenômeno. Posteriormente, foi para o rival e na época galáctico Real Madrid, onde conseguiu o troféu de melhor do mundo em 2001, além da Champions e Mundial de Clubes em 2002. Em 2005, chegou à Inter e conquistou todos os Scudettos desde a sua chegada. Anunciou sua aposentadoria para o fim desta temporada e deixará um legado cheio de vitórias e glórias. Apesar de não ter conseguido um título siginificativo com a camisa da Seleção Portuguesa, é considerado um ídolo e estará pra sempre nos corações da torcida lusa.

Já o tcheco deu seus primeiros chutes no pouco expressivo Dukla Praga, atual FK Marila Pribam até chegar em um clube grande da República Tcheca, o Sparta Praga. Depois de 4 anos, o meio-campista habilidoso de cabelos louros despertou o interessa da Lazio, da Itália, onde ficou de 1996 a 2001. Em seguinda, foi negociado com a Juventus de Turim e foi onde atingiu o seu auge. Foi na Vecchia Signora que o tcheco tornou-se um dos jogadores mais respeitados e conhecidos do mundo. Assim como Figo, pouco conseguiu atuando na Seleção de seu país, no entanto, também é um ídolo inesquecível,unânime e que servirá de estímulo para muitas gerações futuras.

E por último, para a infelicidade de milhões de fãs em todo o mundo, o zagueiro-mito Maldini se despede do futebol vestindo a camisa do Milan, clube do qual permaneceu sua vida inteira, configurando-se assim uma espécie em extinção. Diferentemente dos outros recém-aposentados, ele conseguiu muitas glórias atuando pela Azurra, apesar de não ter conseguido ser campeão mundial em 2006.

Obrigado por tudo aos três grandes jogadores que estão saindo de cena neste fim de temporada e que venha por aí muitos outros ''figos'' , ''nedveds'' e ''maldinis''.

Nenhum comentário: