segunda-feira, 1 de junho de 2009

Agitação no Mercado da Bola

E os campeonatos europeus finalmente terminaram !!!
Para muitos, um alívio, pois poderão desfrutar de pequenas, mas merecidas férias. Para outros, mão na massa, pois a temporada 2009/2010 já começou !!!
E o mercado da bola já está em atividade !!! As equipes não estão mudando apenas de jogadores, mas algumas também, estão mudando de treinadores.

Começando pela Alemanha, as principais equipes já começaram a mexer suas peças.
O Bayern de Munique, segundo colocado da "Bundesliga", já fez nada menos que 4 contratações.
Só para o ataque já são duas: o croata Ivica Olic, do Hamburgo, e o alemão Mario Gómez, artilheiro do Stuttgart na temporada passada, irão fazer parte do próximo plantel.
Além dos dois atacantes, o Bayern trouxe o meia ucraniano Anatoliy Tymoschuk, do Zenit e adquiriu também a jovem revelação do Borussia Monchengladbach, Alexander Baumjohann, de apenas 22 anos.
Mas a contratação de mais destaque do Bayern de Munique até agora, foi a do treinador holandês Louis Van Gaal (foto). Campeão holandês da temporada passada dirigindo o AZ Alkmaar, Van Gaal terá a difícil missão de levar os "bávaros" bem mais longe na Champions League, além de segurar o astro e cérebro da equipe, o francês Franck Ribèry, pretendido por vários clubes da Europa.

Já o campeão alemão Wolfsburg, não efetuou nenhuma "graaaande" contratação (*contratou o meia dinamarquês Thomas Kahlenberg, do Auxerre*), mas já assinou um acordo com um novo técnico para substituir o campeão Felix Magath, que se dirigiu para o Schalke 04. O técnico que terá a responsabilidade de segurar a dupla de ataque mais eficiente da Europa (*Grafite e Dzeko*) é o ex-técnico do Stuttgart, Armin Veh.

O Werder Bremen, que acabou de perder Diego, maior estrela de seu time, para a Juventus, contratou por empréstimo o atacante brasileiro-boliviano Marcelo Moreno, do Shakhtar Donestk.

E o promissor Hoffenheim, depois de garantir, apresentou o meia brasileiro Maicosuel (foto), ex-Botafogo. O clube alemão pagou R$ 12,8 milhões na transação.

Na Inglaterra, o único que se movimentou até agora foi o Chelsea, que trocou de técnico e contratou um bom jogador.
O italiano Carlo Ancelotti (foto) se despediu amigávelmente do Milan para dirigir o milionário Chelsea na próxima temporada. E o meia russo Yuri Zhirkov, do CSKA Moscou, fará parte do próximo elenco dos "Blues".
Na Espanha, o "campeão de tudo" Barcelona, não se movimentou ainda, mas há rumores, de que Ribèry e Ibrahimovic (*em uma possível troca por Eto'o*) poderão vestir o manto azul-grená na temporada seguinte.
E o Real Madrid, que acabara de eleger Florentino Pérez (foto) novamente presidente dos "merengues" (*por ser candidato único*), está pensando alto !!! Com eleição de Florentino Pérez (*presidente responsável pelas contratações de Zidane, Ronaldo, Figo, Beckham...*), uma nova era dos "galácticos" poderá surgir. O novo presidente, quer trazer nada menos que Kaká (*muito próximo, acreditem!*), Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, David Villa, entre outros. (*http://ritmodejogo.blogspot.com/2009/05/um-novo-real-madrid-galactico.html*). Após tomar posse, Florentino Pérez anunciou sua primeira contratação, a do chileno Manuel Pellegrini, ex-técnico do Villarreal.

Na Holanda, o atual campeão AZ Alkmaar e o Ajax trocaram de treinadores. Quem irá ocupar a vaga deixada por Louis Van Gaal é o holandês Ronald Koeman, e pelo lado do Ajax, após a saída do antigo treinador Marco Van Basten, o também holandês Martin Jol, ex-Hamburgo, assumiu.

Na França, após perca do título para o Bordeaux, o Olympique de Marselha contratou o técnico francês Didier Deschamps para ocupar o cargo do treinador belga Eric Gerets, que já havia anunciado sua sáida da equipe de Marselha.

E por fim, na Itália, que é onde está ocorrendo, até agora, a maior movimentação do mercado europeu!
É um vai-e-vem, um "quem sai, quem vem", que não parece ter fim.
A Juventus, já anunciou a contratação do brasileiro Diego, do Werder Bremen e o retorno de um dos ídolos da "Velha Senhora", o zagueiro italiano Fabio Cannavaro, do Real Madrid.

A campeã Internazionale de Milão trouxe 2 jogadores do Genoa: o volante brasileiro Thiago Motta e o atacante argentino Diego Milito. Após esta negociação, a Inter cedeu o atacante argentino Hernán Crespo e pode ceder também o meia português Ricardo Quaresma para o próprio Genoa.

O Napoli, que não conseguiu se classificar para nenhuma competição européia, contratou o atacante da seleção italiana e da Udinese, Fabio Quagliarella, com o aval do ex-técnico da "Azzura", hoje na equipe napolitana, Roberto Donadoni

E o Milan, que está muito próximo de perder Kaká, efetuou de vez o brasileiro Leonardo (foto) para o cargo de treinador dos "rossoneri". Leonardo, de 39 anos, terá pela primeira vez, a experiência de ser técnico de um clube, e já pensa em fazer contratações para suprir a iminente saída de Kaká. Com um olhar preciso para trazer bons jogadores, Leonardo está atrás do meia Hernanes e do zagueiro Miranda, ambos do São Paulo.

Como vocês puderam ver, apesar de muitos jogadores estarem trocando de uniformes para a próxima temporada, muitos treinadores também mudaram de clubes, o que pode dar a entender, que novas filosofias, novos estilos, e novas maneiras de jogar podem estar vindo aí !!!

*Obs: Ficaremos sempre de olho no mercado da bola, e postaremos sempre que alguma grande contratação for feita !!!

Nenhum comentário: