segunda-feira, 8 de junho de 2009

Give peace a chance

Infelizmente, somos obrigados a presenciar e a assumir que a violência é um mal instalado e que tem poucas perspectivas de melhoras no mundo do futebol. Seja dentro de campo com jogadas ríspidas e truculentas, seja nas arquibancadas imundas de trogloditas se engalfinhando por motivos torpes, enfim, todos nós, convivemos com essa cruel realidade.

No entanto, o futebol também proporciona um lado de paz, de respeito mútuo em relação ao adversário, é o chamado fair play, ou jogo limpo, a consciência e a capacidade singular de saber perder e ganhar, o qual ultrapassa as fronteiras das quatro linhas.

Ao longo da História, muitas atitudes foram tomadas com o intuito de propagar essa confraternização, esse verdadeiro espírito esportivo usando como o instrumento o esporte mais popular do mundo. Pelé, vestindo a camisa do Santos interrompeu uma guerra étnica (Guerra do Congo em 1969, ) em uma excursão do time praieiro na África. Outro exemplo a ser usado é o amistoso feito pela Seleção Brasileira contra o Haiti em 2006.

Hoje mais uma atitude nesse sentido foi oficializada. E terá como protagonistas os clubes mais simbólicos do Brasil : Flamengo e Corinthians. Após meses de conversas, os dirigentes das duas equipes mais a CBF chegaram a um consenso e decidiram marcar definitivamente um amistoso na Palestina, ainda sem data definida. Assim como o jogo da Seleção no Haiti, (país do qual o Brasil é encarregado de fornecer ajuda militar e humanitária) esse embate que reunirá Ronaldo e Adriano em lados opostos, foi ideia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Atitudes como essa são muito louváveis e deveriam ser regra, e não exceções. E que posts como esse se multipliquem e aqueles que abordam mortes, violência, cambistas, contusões, zagueiros brucutus... diminuam ou até extinguem-se. (Que verbo é esse que eu usei, hein! As minhas professoras de Gramática devem estar orgulhosas de mim (ou não))

2 comentários:

Marcelo Spina Jr. disse...

retardado auhahu vo manda esse post pra Rosa

Luan disse...

AUHAUHUHAHUA demorou, eu era o xodó da rosa, ela me adorava ahahuauhuha