sexta-feira, 24 de julho de 2009

De olho neles - Macheda e Petrucci (Man. Utd)

Em homenagem ao Gato Mestre, apresentaremos agora dois italianos de apenas 17 anos. Um é tido como o "novo" Totti, o outro é um centroavante grandalhão com uma facilidade "romariesca" de balançar as redes.

Davide Petrucci chegou aos Diabos Vermelhos em julho de 2008. Os dirigente ingleses buscaram ele na Roma, onde foi revelado e ficou por seis anos. Na temporada 07/08, o ragazzo marcou 14 gols em 19 jogos. Petrucci também é figura constante nas categorias de base da seleção italiana, a qual confia muito no talento dele. Habilidade, precisão em chutes e passes e criatividade são os prós da promessa da Velha Bota (alguma semelhança com o Totti?). Ainda não estreou profissionalmente, no entanto, é um dos maiores destaques do Manchester B ou "reserva" e foi inscrito na última Champions.

Federico Macheda, ao contrário de seu conterrâneo, já realizou sua primeira partida com a camisa vermelha e aproveitou como ninguém a oportunidade. Em abril deste ano, ao entrar no fim do jogo contra o Aston Villa, válido pela Premier League, garantiu a vitória com um golaço. Sem dúvidas, pelo cartão de visitas apresentado, a euforia em cima do garoto, prata-da-casa da Lazio, é justificável. O "Topo Giggio" já acumula 5 partidas e 2 gols. O último foi ontem no amistoso do United contra o FC Seoul. Macheda, como Petrucci, também foi inscrito na última Champions League, ou seja, os cartolas e principalmete Ferguson, apostam muito no jovem atacante. Veicula-se que olheiros foram à Lazio analisar outro atleta, no entanto, acabaram se rendendo ao poderio de Macheda, o "plano B".

*** Na Itália, os clubes são proibidos de assinar contrato com jovens menores de 16 anos, facilitando assim muito a vida de "caça-talentos" como o Manchester United. ***

*** Em exemplos como esses, os clubes oferecem ao talento e à família oportunidades incríveis como moradia, conforto, estabilidade. Enfim, de um lado o Manchester pode ser tachada de aliciador, por outro, dá todo o apoio para a família do jogador. ***

Nenhum comentário: