terça-feira, 28 de julho de 2009

A decadência de uma estrela

Ser destaque em um time mal das pernas, em fase de vacas magras não é uma tarefa fácil. E com apenas 17 anos, Celso Luís Honorato Júnior, ou melhor, Celsinho conseguiu esse feito nos anos de 2005 e 2006. Atuando pela Portuguesa de Desportos, o ousado moleque esbanjou habilidade e personalidade, porém, não conseguiu evitar o rebaixamento da Lusa á Série A-2 do Paulista e a desoladora permanência na Série B do Brasileirão, que já se arrastava há 3 anos.

No entanto, mesmo com todas as adversidades, o habilidoso meia-atacante, que carrega semelhanças físicas com o craque Ronaldinho Gaúcho do Milan, foi o melhor jogador do time e uma das prósperas revelações do futebol brasileiro naquela época. Foi essa sua fase no Canindé que o levou precocemente ao futebol do exterior, mais precisamente ao Lokomotiv da Rússia.

Na gélida Moscou, não se adpatou ao futebol local e após uma temporada, foi transferido ao Sporting de Portugal, em julho de 2007. Na "Terrinha", teve poucas oportunidades e com o objetivo de adquirir experiência foi emprestado ao Estrela Amadora, modesto clube portugûes. Também não obteve sucesso e o pior, a sua fama de "garoto problema", que data de sua passagem no Canindé, voltou. Boatos acerca de noitadas, episódios como um mal-estar estomacal seguido de um vômito cheirando á vinho em um treino, uma multa de alta velocidade e embriaguez, mancharam um pouco a carreira do atleta, figura constante nas seleções brasileira de base anos atrás.

Em busca da redenção, Celsinho está de volta ao Brasil. Sua nova casa será General Severiano. O Botafogo ainda sem esquecer o "Mago" Maicossuel, que foi vendido ao Hoffenheim da Alemanha, repatriou o "desacreditado" jogador para tentar alçar voôs maiores no Campeonato Brasileiro, onde ocupa atualmente a perigosa 15ª colocação. Boa sorte a Celsinho, que ele consiga voltar a brilhar como no seu início ascendente e que a "Estrela Solitária" consiga se reerguer e figurar entre os melhores no cenário nacional.

Nenhum comentário: