As duas gigantes, por intermédio de suas eficazes jogadas de marketing e de seus produtos invariavelmente inovando, vêm cada vez monopolizando o mercado de material esportivo, acelerando assim a falência de outras empresas. Pra vocês terem uma ideia, a Nike nos últimos anos adquiriu a Umbro e a Adidas tornou-se a dona da Puma e da Reebok. Apesar de detentora das marcas, elas optaram, pela tradição que elas impõem, em continuar a usar os logotipos das marcas compradas.
Essa disputa pode ser evidenciada claramente no futebol. A maioria dos times rivais antagonizam-se também na escolha das marcas.
- Adidas x Nike
- Palmeiras x Corinthians
- Real Madrid x Barcelona
- River Plate x Boca Juniors
- Chelsea x Manchester United
- Glasgow Rangers x Celtic
- Milan x Inter de Milão
- Argentina x Brasil
Como já foi dito, os jogadores também são alvos estratégicos das empresas "tiopatinhescas". E não é difícil um atleta ser estrela de uma marca e ter que trajar uniformes da rival em seu clube. A contratação mais cara da história do futebol, Cristiano Ronaldo, um dos mais requisitados garotos-propagandas da Nike ( e que recentemente foi presenteado com uma chuteira sob medida) acabou de se transferir para o Real Madrid, time do qual a Adidas fornece material. Será que foi coincidência que o mais novo galáctico desfilou pela capital espanhola usando uma camisa com a mundialmente conhecida palavra NIKE em letras garrafais bem antes de sua apresentação oficial no Santiago Bernabeu? Eu acho que não.
Messi, jogador do Barcelona (Nike), patrocinado pela Adidas. Veja a camisa dele quando foi fotografado de férias na Disney semana passada.
Enfim, é uma concorrência acirrada que orbita na atmosfera dos esportes, cada vez mais capitalista. Até hoje, não foi provado nada de problemas ou incoveniências que essa rivalidade tenha gerado. E se elas conseguiram essa hegemonia foi por méritos. Esperamos que continuem assim.
Agora se a Nike fabrica seus calçados em países asiáticos usando mão-de-obra barata e desqualificada, faturando assim milhões e pagando ninharias para chineses, taiwaneses(não sei se é assim),vietnamitas e afins, isso é outra história... Se a Nike exerce influência na CBF, chegando a convocar jogadores, isso também é outro assunto a ser questionado.
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