segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A "Dona Vilma" do futebol

Vilma Martins ou Dona Vilma é a sequestradora que, em 2002, ganhou repercussão na mídia nacional por ter roubado dois bebês recém-nascidos em um hospital de Brasília. Uma dessas crianças foi o menino Pedrinho, o qual viveu com sua impostora mãe por 16 anos. O caso chocou o Brasil e a expressão "Dona Vilma" passou a ser usada para caracterizar aliciadores de menores e afins. Enfim, o que isso tem a ver com um blog de esportes? Tudo.

Em um post da série "De olho nele", eu projetei dois talentos italianos do Manchester United (Petrucci e Macheda). Nesta ocasião, abordei também a questão da ida desses precoces jovens, ainda nas categorias de base, a outro país . Por serem menores, os clubes do Calccio são impedidos de firmarem contratos com eles, facilitando assim a oferta tentadora de clubes como o Manchester, o qual transformam a vida do atleta e de toda sua família em um conto de fadas. Se equipes renomadas da Itália perdem suas joiás assim, quiçá times modestos espalhados pelo "Planeta Bola". Essa semana, uma notícia acerca do assunto chamou a atenção da crônica esportiva mundial.

O Le Havre, time pequeno francês, botou a boca no trombone e dirigiu severas críticas aos "Red Devils" ao ver o seu precioso meia Paul Pogba, de 16 anos, de malas prontas á Inglaterra. Segundo nota oficial, o Le Havre repudiou a transação, pois havia um certo acordo apalavrado com o jovem e acusou o Manchester de ser adpeto da escravidão no futebol.

"Enquanto o mundo se escandaliza com regimes de escravidão pelo mundo, equipes poderosas fazem isso debaixo dos narizes de todos sem que ninguém reclame de nada".

O Manchester United se defendeu dizendo que o jogador estava descontente na França e que ele e sua família preferiram aceitar a proposta.
***A grande maioria destes jovens começam no "Time B" ou nos "Reservas" do United. ***

Se é certo ou errado, não cabe a nós do Ritmo decidir. Fica aí a polêmica. Se fosse um talento do seu time "roubado" com apenas 16 anos e sem ano menos estrear no profissional, como você reagiria?

Confira abaixo a relação de vários "Pedrinhos" garimpados pela "Dona Vilma" Manchester United

Sean McGinty, zagueiro irlândes, 15 anos, revelado pelo Charlton
Robert Zieler, goleiro, 20 anos, revelado pelo Colônia da Alemanha
Fabio, lateral, 19 anos - revelado pelo Fluminense
Rafael, lateral, 19 anos - revelado pelo Fluminense
Rodrigo Possebom, meio-campo, 20 anos, revelado pelo Internacional

Nenhum comentário: