terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Gudi Bai", Joel Santana

Ontem, segunda-feira, dia 19 de outubro, foi comunicado que o brasileiro Joel Santana (foto), não era mais o treinador da seleção da África do Sul.
Após oito derrotas nos últimos nove jogos disputados, o treinador brasileiro não aguentou a pressão da torcida e dos dirigentes da federação sul-africana e acabou sendo demitido do cargo.
Contratado para substituir o também brasileiro Carlos Alberto Parreira, Joel deixa o cargo após um ano e meio no comando da seleção anfitriã da Copa do Mundo de 2010.
Segundo o site oficial da Federação Sul-Africana de Futebol (Safa), os auxiliares Jairo Leal e Pitso Mosiname ficarão interinamente no comando até a escolha de um novo treinador, que deve ser feita em uma reunião na próxima sexta-feira. O presidente da federação, Kirsten Nematandani disse em comunicado na página da Safa que a saída de Joel foi amigável e que deseja ao ex-treinador do Flamengo sorte na carreira.

- "O senhor Santana aproveitou a oportunidade para agradecer a federação, a comissão técnica, os jogadores e o país pelo apoio e também desejou sucessou à seleção para a Copa do Mundo" -, disse o texto no site.

Joel Santana, que completará 61 anos em dezembro, assumiu os "Bafana-Bafana" em meados de abril de 2008 para o lugar de Carlos Alberto Parreira. No total, Joel comandou a seleção sul-africana em 27 jogos, acumulando 10 vitórias, 3 empates e 14 derrotas.
Seu pior momento, além das últimas oito derrotas nos últimos nove compromissos (*só conseguiu vencer a "poderosa" seleção de Madagascar por 1 a 0*), foi nas eliminatórias para Copa Africana de Nações de 2010, em Angola. A África do Sul foi eliminada no Grupo 4, que também servia como classificação para etapa seguinte das eliminatórias para Copa (*se bem que a África do Sul já estava garantida na Copa por ser o país sede, mas mesmo assim...*).

Irreverente, engraçado e folclórico, Joel Santana é considerado uma das maiores "figuras" que o futebol brasileiro já produziu. Possui uma marca registrada que é o famoso gosto pelo uso da prancheta, e durante a participação da África do Sul na Copa das Confederações deste ano, Joel acabou se tornando um dos vídeos mais vistos do YouTube, quando apareceu durante em uma daquelas entrevistas rotineiras após os jogos, respondendo as perguntas do repórter em um inglês bem engraçado.
Falando um bom inglês ou não, não podemos nos esquecer que Joel Santana foi sempre um treinador dedicado e trabalhador, apesar de durante alguns anos, ter recebido o rótulo de "treinador enganador".

Nenhum comentário: