terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ronaldinho e a Mídia - Os 2 lados da moeda

Dando sequência ao assunto "Ronaldinho", há uns 2 meses meses atrás, no dia 24 de novembro de 2009, durante uma entrevista coletiva, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, deu a seguinte declaração quando perguntado sobre a possibilidade da convocação dos "Ronaldos":

" - Há certos jogadores que não precisam ser testados, mas eu vou pedir uma coisa a vocês. Não iludam o torcedor e não tentem me induzir aos mesmos erros do passado. "

Mas... será que esta declaração foi realmente levada a sério? Dois dos últimos três posts abaixo respondem a esta pergunta. A resposta é NÃO !!!

O que a mídia está fazendo é totalmente o contrário do que pediu educadamente o técnico Dunga. Boa parte dos jornalistas estão pedindo, alguns até impondo, a convocação imediata do camisa 80 do Milan.
Exemplos da intervenção da mídia ou de "lobby" para a convocação de algum jogador não faltam, e os resultados desta pressão psicológica podem ser positivos ou negativos.

Um exemplo de resultado negativo, foi o do fiasco na Copa de 2006. Boa parte dos jornalistas, eufóricos com os resultados apresentados e com a possível formação do chamado "Quadrado Mágico (*Ronaldinho, Kaká, Ronaldo e Adriano*)", induziram as convocoções de Ronaldo, visivelmente acima do peso, e de Adriano, sofrendo do mesmo problema. Resultado... desastre total e a culpa descarregada em um jogador que sempre esteve em forma e que não tinha nada a ver com isso (*pobre Roberto Carlos, maldita hora para arrumar aquela meia*).
Mas, também existiu resultados positivos. Em 2002, a mídia do país inteiro exigiu a convocação do baixinho Romário, pelo até então treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari.
Porém, contrariando a tudo e a todos, Felipão não o convocou, para indignação total da população e da mídia, e como resultado, trouxe o pentacampeonato para a nação brasileira.

Por outro lado, durante um programa esportivo que eu estava assistindo, um grande jornalista disse algo que realmente me fez parar e refletir.
Imagine a seguinte situação: Brasil x Itália, 0 a 0, um jogo difícil com o final se aproximando. Então os italianos olham para o banco de reservas do Brasil e quem eles percebem que está se aquecendo? Ronaldinho !!!
Sem dúvida nenhuma, os italianos ou quem quer que seja o adversário do Brasil, com certeza, iria começar a entrar em pânico !!!
Agora, imagine a mesma situação, só que em vez de ser o Ronaldinho se aquecendo, fosse o Júlio Baptista. Com todo o respeito ao Júlio Baptista, mas o impacto que os adversários do Brasil teriam ao vê-lo no aquecimento seria completamente diferente.

Não estou aqui para fazer "lobby" ou não para a convocação do Ronaldinho, até porque eu já tenho opinião formada sobre este assunto, mas será que sua convocação seria assim, tão ruim ou tão maravilhosa?
Tirem suas próprias conclusões...

Nenhum comentário: