sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quem é Montpellier?

Depois de vários anos com a hegemonia do Campeonato Francês em suas mãos, a equipe do Lyon agora vê seu legado ser apagado pelo atual campeão e atual líder do campeonato nacional, Bordeaux. Mas existe uma equipe, além do Lyon, que também não está nada afim de deixar o Bordeaux iniciar sua hegemonia. Conheçam agora, a surpresa do Campeonato Francês e principal adversário do Bordeaux na luta pelo título: o Montpellier.

Fundado em 1919 e com o atual nome desde 1974, o Montpellier Hérault Sports Club surpreende a todos com a atual segunda colocação, justamente, por se tratar de uma equipe recém-promovida à Ligue 1 (vulgo Primeira Divisão francesa).
Fora da Primeira Divisão desde a temporada 2003/2004,o clube, porém, já foi a casa de grandes jogadores do futebol mundial como, por exemplo, o ex-jogador da Seleção Francesa e atual treinador, curiosamente, da única equipe que está na sua frente, Laurent Blanc. Além de Blanc, vestiram também a camisa do Montpellier jogadores como Eric Cantona, Roger Milla, Carlos Valderrama (foto), entre outros.
Localizado no sul da França, o clube possui no currículo alguns títulos importantes como duas Copas da França (em 28/29, sob a batuta do nome Sports Olympiques Montpelliérains, e em 89/90) e a Taça Intetoto de 99. Mas, sua principal façanha até hoje é, justamente, a disputa pelo caneco do Campeonato Francês deste ano.

Liderado por jogadores pouco conhecidos como o colombiano Victor Montaño, o senegalês Souleymane Camara e a jovem promessa francesa Karim Aït-Fana (foto), a equipe de uma das cidades-sedes da Copa de 98 possui um bom retrospecto. Em 24 jogos disputados até agora, foram 15 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, entretanto, possui a segunda colocação na quantidade de cartões amarelos: foram 54 amarelos, perdendo apenas para o Monaco com 60.
Seguindo à risca o estilo "mineirinho" de ser (comendo quieto e pelas beiradas), o Montpellier conseguiu alcançar o segundo posto do Campeonato Francês e hoje, briga para não ser apenas mais uma "zebra", e sim, uma realidade do futebol francês.

Nenhum comentário: