quarta-feira, 21 de abril de 2010

Neymar na Copa

Não é de hoje que Neymar está sendo o foco de todos os meios esportivos, o garoto de apenas 18 anos encanta qualquer um que o vê jogar. Atualmente artilheiro do Paulista, Neymar tem o mesmo sonho de todos os jogadores de futebol, disputar uma Copa do Mundo.
Dunga não tem ainda sua equipe totalmente definida, ainda há lugares para encaixar algumas peças que poderão ser fundamentais. E, depois da brilhante campanha do Santos no Paulista, Neymar se destacou e vem aparecendo como um possível nome na lista do capitão do tetra.
Uns dizem que seria bom, outros dizem que ele ainda é imaturo, e alguns ainda afirmam que Neymar é a salvação do Brasil.
Não, ele não é a salvação. Sim, ele é imaturo. E sim, seria bom.
É simples, daqui a 4 anos Neymar estará com 22 anos e provavelmente será a estrela de um dos principais times do mundo (o mais cotado é o Real Madrid, que ofereceu para o Santos 71 milhões de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro). E, com todo esse repertório e crescimento, sem dúvidas, em 2014, será a nossa camisa 10.
Como seria, para um jogador de 22 anos, ser a estrela da Copa sendo que ele nem conhece o clima, os jogos, a concentração, etc.? Em minha percepção seria como um bixo indo de chinelo ou com o seu melhor tênis na cervejada de integração, ou seja, alguém totalmente inexperiente que talvez sairá de lá com o nome (ou o tênis) um tanto quanto sujo.
Para ilustrar melhor a experiência e confiança que Neymar pode adquirir para 2014 sendo convocado em 2010 vou dar o exemplo mais recente, Ronaldo.
Ronaldo foi convocado em 1994, passou a Copa ao lado dos craques da época (Branco, Dunga, Bebeto e Romário), sentiu o clima, viu como era e adquiriu experiência. Em 1998 todos nós lembramos, Ronaldo era o coração, o pulmão, o cérebro, as pernas do time do Brasil. Ele arrebentou, brilhou muito na seleção (pena que houve o problema da convulsão nas finais e só ficamos com a prata). Mas em 2002 ele estava de volta sendo mais uma vez a estrela e dessa vez conseguimos o almejado Penta.
Não tem o porquê não convocar Neymar, ele está em ótima fase e com certeza vai crescer muito na Copa. Como diria o apresentador Fernando Vanucci ao vivo (parecendo que tinha acabado de sair da festa do Lúcio) “A África do Sul também não é assim tão longe, é logo ali... Caso contrário nós seremos comida de leões”

Nenhum comentário: