segunda-feira, 14 de junho de 2010

A 19ª Copa do Mundo começou

A 19ª Copa do Mundo começou!
E como a primeira Copa a gente nunca esquece, o Ritmo de Jogo irá trazer a vocês, leitores, os resumos, os resultados e as curiosidades de todos os jogos realizados até esta combinada data.

Como vocês já sabem a animada e entusiasmada seleção da África do Sul, anfitriã do torneio, iniciou a Copa com um empate um pouco amargo. Depois de o meia Tshabalala anotar o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010 e comemorar dançando no melhor estilo “África”, o zagueiro mexicano Rafa Marquéz fez questão de acabar com a alegria dos donos da casa e empatar a partida após falha do sistema defensivo sul-africano. No outro jogo do grupo A entre Uruguai x França (*dois campeões mundiais*), o resultado final também não foi bem avaliado pelas equipes. Assim como na Copa de 2002, a partida entre estas duas seleções também terminou no empate “xôxo” em 0 a 0. Para completar esta terrível partida, o uruguaio Nicolas Lodeiro (*http://ritmodejogo.blogspot.com/2009/07/de-olho-nele-lodeironacional-uru.html* conseguiu a façanha de receber o primeiro cartão vermelho do mundial! (*Parabéns!*)

No dia seguinte, as atrações eram as estreias das seleções da Argentina (*grupo B*) e Inglaterra (*grupo C*).
A seleção comandada pelo segundo melhor jogador da história, Diego Maradona, enfrentaria a Nigéria em um jogo repleto de curiosidades. Seria o terceiro duelo entre argentinos e nigerianos na história das Copas (*1994 e 2002*), além das duas finais de Olimpíadas protagonizadas por estas duas seleções. Enfim, e assim como em 2002, novamente o resultado se repetiu. Em um jogo repleto de oportunidades e gols perdidos, nossos “hermanos” conquistaram sua primeira vitória neste mundial ao “golear” a Nigéria por 1 a 0.Destaque para a belíssima partida do goleiro nigeriano Vicent Enyeama, que impediu que sua seleção fosse massacrada logo em sua estreia. Este jogo também apontou as deficiências da equipe argentina, principalmente de sua frágil defesa.

O outro jogo aguardado era entre Inglaterra x Estados Unidos. Primeiro, porque este jogo era considerado (*e chegou até a sofrer ameaças*) um alvo terrorista em potencial devido aos países que representavam estas duas seleções. Segundo porque era a estreia da favorita Inglaterra, seleção treinada pelo italiano “multivencedor” Fabio Capello e repleta de craques. A seleção da “Terra da Rainha” até saiu na frente através do craque Steven Gerrard, entretanto, a “maldição de Seaman” entrou em cena. Após chute considerado de dificuldade “nível 1” realizado pelo norte-americano Dempsey, o goleirão Robert Green (foto) fez questão de engolir um verdadeiro “frango” e presentear os ingleses com um empate em seu primeiro jogo na Copa.Ainda no sábado, houve outra partida só que menos badalada. Pelo grupo B, Coreia do Sul enfrentou a Grécia e conseguiu um importante resultado ao vencer por 2 a 0, com gols de Jung-Soo Lee e do astro Park Ji-Sung.

Já neste domingo, o jogo que abriu o terceiro dia de Copa foi entre Argélia x Eslovênia (*extremamente aguardado pelos torcedores locais! Haha*), ainda pelo grupo C. Após expulsão do atacante argelino Ghezzal, os eslovenos conquistaram sua primeira vitória em mundiais (*disputou apenas a Copa de 2002 sem obter nenhuma vitória*) por intermédio do meia Robert Koren e do goleirão argelino Chaouchi que também engoliu um tremendo “frango”, apelidando este grupo como “Grupo do Frango”.

Por fim, dois jogos do grupo D completaram a rodada deste domingo: Sérvia x Gana e Alemanha x Austrália.
Os sérvios não foram capazes de segurar o ímpeto africano de Gana. Após expulsão de Lukovic e da infantilidade de Kuzmanovic ao relar a mão na bola dentro da área, o ganês Asamoah Gyan converteu o primeiro pênalti do mundial e deu uma importante vitória à sua seleção: 1 a 0.

E no outro jogo da chave, a super campeã e sempre favorita Alemanha, fulminou os australianos ao vencê-los por 4 a 0. Podolski, Klose, Müller e Cacau marcaram os gols da primeira goleada da Copa de 2010. Destaques para o meia alemão Özil, responsável por duas assistências de gols e das principais jogadas alemãs, para o quarto cartão vermelho do mundial, recebido pelo principal jogador australiano, Tim Cahill e para o 11º gol de Miroslav Klose (foto) em Copas do Mundo. O polonês naturalizado alemão atingiu a marca do alemão Jürgen Klinsmann e está “apenas” a 4 gols de ser o maior artilheiro das Copas ao lado do brasileiro Ronaldo, dono deste record.

Este foi os primeiros dias de jogos da Copa do Mundo de 2010!!! Apesar de não estarmos na África, não deixaremos de informar e mostrar curiosidades sobre as partidas e seleções desta encantadora competição, afinal é a primeira Copa do Mundo do blog!

Nenhum comentário: