Porém, o que vem causando polêmica nesta convocação é que Thiago Motta, de 28 anos, já atuou pela Seleção Brasileira, fato que a FIFA não considerou, já que ela própria não permite que um mesmo jogador atue por duas seleções distintas em competições oficiais.
O volante, agora ítalo-brasileiro, entrou em campo com a camisa "canarinho" oito vezes durante a Copa Ouro de 2003, torneio cujo a CBF, por opção, só enviou jogadores da Seleção Sub-23 (*argumento utilizado pelos italianos*).
Entretanto, mesmo utilizando apenas jogadores da Seleção Sub-23, a Copa Ouro continua sendo uma competição oficial da FIFA, logo, por coerência, a entidade não deveria conceder a liberação ao volante.


Outra questão que também causa controvérsia é que Thiago Motta não tem nenhuma identificação com a cultura italiana, já que esta é apenas a sua terceira temporada no campeonato local (*Genoa em 2008/2009 e Inter de Milão em 2009/2010 e 2010/2011*).
Comandada pelo suíço Joseph Blatter, a FIFA sempre condenou e foi contra o excesso de naturalizações, alegando a "mercantilização" do futebol e o fim da identificação nacional com suas seleções.
Por fim, a concessão deste "alvará" para Thiago Motta demonstra claramente que foi pura manobra política dos dirigentes da entidade. No entanto, estes mesmos dirigentes, que há pouco condenavam o excesso de naturalizações, precisam tomar precauções para que esta "exceção" não se torne argumento para uma futura "generalização". Caso contrário, o futebol vai virar uma bagunça maior ainda.
*Caso Amauri: Há quem lembre do caso Amauri, que em janeiro de 2009 chegou a ser convocado pelo técnico Dunga para integrar a Seleção Brasileira, porém, a Juventus, sua equipe na época, fez vista grossa em cedê-lo e o atacante acabou tendo que ser cortado. Um ano e meio após este episódio, o atual treinador da seleção italiana, Cesare Prandelli, chamou Amauri pela primeira vez para compôr a "Squadra Azzurra", onde acabou atuando no amistoso oficial contra a Costa do Marfim.
Este caso pode parecer similar ao caso Thiago Motta, mas em momento algum, Amauri chegou a atuar por duas seleções diferentes, como irá fazer Thiago Motta nesta quarta-feira.
Um comentário:
belo post man.
argumentos fortes e claros!
espero q o blog tenha ajudado no desenvolvimento de sua escrita haha.
abraços
Postar um comentário