quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Século XXI

É impressionante o avanço tecnológico que estamos presenciando. Cada vez mais a tecnologia invade o nosso dia-a-dia "facilitando" os meios que usamos para certos fins.

No esporte não foi diferente, temos o Challenge na NFL ( foto ), o árbitro analisa a jogada numa TV particular caso o chalange é acionado pelo técnico e depois dá o parecer final indicando o que aconteceu. Nessa jogada o tênis não ficou de fora, o desafio é acionado pelo tenista para ver se a bola foi dentro ou fora.

É inviável lutar contra o avanço da tecnologia e muita burrice ( pra falar o português claro ) não implantá-la no esporte. Mais burrice do que isso é o que as federações de futebol estão fazendo, usufruindo desse bem erroneamente.

A novidade era o tal radinho, com esse apetrecho é possível que os bandeirinhas e o árbitro central se comuniquem entre si. Contudo, é possível também que alguém que esteja fora do jogo, sentado numa cabine do estádio possa passar informações para os árbitros de campo muitas agindo de má fé.

Pelo campeonato paulista de 2006, o golaço de Carlitos Tevez contra o Palmeiras foi anulado ( confira o vídeo clicando aqui ). Por quem? Nenhum dos bandeiras levantaram o instrumento, todos correram para o meio do campo, mas o árbitro misteriosamente voltou atrás e marcou uma falta no meio de campo a favor do clube alvi-verde. Assim como na expulsão de Túlio no último clássico contra o São Paulo... nenhum dos árbitros se pronunciaram, mas o árbitro do nada parou o lance e lançou o cartão vermelho na cara do camisa 8.

Além dessas suspeitas, outra parte da tecnologia que é usada de um modo impensado é a parte das imagens, o STJD usa das imagens da TV para julgar agressões e coisas do tipo que ocorrem dentro das quatro linhas. Não que isso esteja errado, deve-se sim julgar os atos de mal comportamento em campo, mas por que usar o instrumento para penalisar quem bateu em quem e não usá-lo para confirmar um impedimento ou uma bola que entrou mas não foi gol?

O principal argumento é que "Caso fizermos isso o futebol perderá sua essência, a malandragem."

Ahhh, agora eu entendi, o melhor jogador de todos os tempos foi Maradona. Claro, ele captou a "essência do futebol" e marcou um gol com a mão eliminando a Inglaterra de uma Copa do Mundo ( Copa a qual a própria argentina levou o caneco para dançar tango ). Vão todos chupar pregos. Isso só prova o quanto o jogo de futebol é insignificante para as federações. Mais uma vez eu digo isso a vocês, leitores... MALDITA LEI PELÉ !

***Lembrando que o Ritmo de Jogo é independente das declarações inseridas e ofensas presentes no vídeo do gol de Carlitos***

Nenhum comentário: