terça-feira, 17 de março de 2009

Fórmula-1

A 14 dias do início da temporada 2009, a FIA ( Federação Internacional de Automobilismo ) soltou uma bomba. Além das mudanças na dinâmica dos carros da F-1, uma nova regra promete abalar os esquemas já montados pelas equipes. A partir deste ano, ganhará o campeonato quem obter mais número de vitórias.
Mas a soma dos pontos continua, usado como critério de desempate.

- Não sei se gostei da regra. Logicamente a gente não gosta de ver um campeonato em que a pessoa chega em segundo 17 vezes e ganha um título. Mas quem faz mais pontos deveria ser o campeão. Se uma equipe ganhar seis provas no começo do ano, acaba o campeonato - Disse Rubinho Barrichelo.

Caso fosse assim desde o começo, Senna seria tetra-mundial, Piquet perderia dois e Massa conquistaria o inédito em 2008.

Realmente quem vence a prova merece um prestígio maior, mas essa nova regra implica um certo desconforto ao saber que chegar em segundo colocado pode significar no final do campeonato a mesma coisa que ter chego em ultimo ou não ter completado a prova.
Na minha visão, o modo mais correto de analisar quem teve o melhor desempenho durante a campanha toda seria dar pontos a todos os que terminarem a prova, o último receberia apenas 1 ponto, e a pontuação ia crescendo até chegar no primeiro ( no caso, 22 pontos ). Mas, para prestigiar mais o vencedor, ele teria um acréscimo de 3 pontos por ter alcançado o lugar mais alto do pódio, ou seja, 25 pontos contra 21 do segundo colocado.

Acredito que esse "deconforto" gerado é causa do comodismo, não gostamos de mudar algo que já estamos adaptados. Essa nova regra poderá dar muito certo ou muito errado, não terá meio termo. Por um lado o campeonato pode acabar no momento em que algum competidor chega à sexta vitória logo na sexta prova, mas por outro lado a competição ficará mais direta.

Por exemplo, um dos motivos da perda do título de Felipe Massa foi que L. Hamilton ultrapassou T. Glock na última curva, situação a qual Felipe não podia fazer nada. Com a nova regra e as mudanças na dinâmica dos carros, será mais fácil acontecer a ocasião de dois pilotos estarem brigando pelo título entre si em uma corrida. O que quero dizer é que a F-1 ficará mais competitiva, o campeão não será alguém que chegou lá por méritos de ultrapassagem em "terceiros". Né Glock?
UPLOAD ( 20/03 ): A FIA voltou atrás, e as regras de pontuação serão iguais às do ano passado.

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