sexta-feira, 24 de abril de 2009

"No tempo que Dondon jogava no Andaraí..."

Em meio à tantas finais estaduais, como a final carioca entre Botafogo x Flamengo, vamos relembrar a história de um pequeno clube do Rio de Janeiro (*hoje já extinto*) que, durante as décadas de 20 e 30, proporcionou aos seus torcedores uma imensa alegria, ao disputar uma final de Campeonato Carioca. Vamos relembrar a história do ANDARAHY Athletico Club!
Todo mundo, pelo menos alguma vez na vida, já ouviu uma certa música com o seguinte trecho:
"No tempo que Dondon jogava no Andaraí,
nossa vida era mais simples de viver..."

Imortalizada por Dudu Nobre, essa música, de autoria de Nei Lopes, ficou conhecida no Brasil inteiro através da novela "Celebridade", em 2003. Exibida pela Rede Globo, a novela impulsionou a música devido à parte da trama se passar no bairro do Andaraí, na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, o que muita gente não sabe, é que o tal 'Dondon que jogava no Andaraí', realmente existiu e já disputou, na longínqua década de 30, o 'charmoso' Campeonato Carioca.

Fundado em 9 de novembro de 1909, o Andarahy Athletico Club fez grandes campanhas nos primórdios do Campeonato Carioca, mais precisamente durante as décadas de 20 e 30. O clube chegou a ser vice-campeão em 1934 da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos). Naquela época, existiam dois Campeonatos Cariocas por ano (no outro, o Vasco sagrou-se campeão). Na ocasião, o clube alviverde enfrentou o Botafogo, mas deixou escapar a chance de chegar ao topo do futebol carioca após derrota por 2 a 1.

Com o passar do tempo, os 'anos dourados' do clube foram desaparecendo e, em 1938, o Andarahy encerrou suas participações no Campeonato Carioca. O departamento de futebol do clube resistiu contra o profissionalismo até a década de 50, praticando futebol apenas como esporte amador nos campeonatos do departamento autônomo de futebol do Rio de Janeiro. Alguns anos mais tarde, em 1962, vendeu o seu campo para o América. Sua sede social ainda funcionou durante um curto período na Rua 28 de setembro, em Vila Isabel, antes de se extinguir totalmente, no início dos anos 70.
Assim como seu ex-dono, o glorioso estádio Barão de São Francisco também não existe mais. Em meados dos anos 90, o estádio foi demolido para a construção do shopping Iguatemi, levando consigo memórias e histórias marcantes.
Zagueiro carismático, Dondon atuou com a camisa do simpático time Alviverde entre 1932 à 1938.


- Vice-Campeão Carioca de 1934 (AMEA)
(*Muito provavelmente Dondon estava neste jogo do vice campeonato*)
- Campeão Carioca da Segunda Divisão em 1915 e 1925 (*Mas não subiu*)
- Campeão do Torneio Início (LMTD) em 1924
- Campeão Carioca de Juniors em 1928
Participou do Campeonato Carioca nos anos:
1916 a 1924 e de 1927 a 1938.