Além desse problema crônico, a fórmula e o formato dos Nacionais sul-americanos também se diferem do nosso único e longuíssimo Brasileirão. Em países como Argentina, Chile, Colômbia, entre outros, os campeonatos são divididos em dois : o Apertura e o Clausura. Tal esquema é comum no Hemisfério Norte, porém acabou sendo adotado pelos países abaixo da linha do Equador a partir dos anos 80.

Como já postamos, na "Terra do Tango" o Veléz Sarsfield (do ex-zagueiro corintiano Sebá Dominguez) levou o Clausura 2009 e tornou-se campeão argentino pela sétima vez.
Na Colômbia, o bicho-papão Once Caldas conquistou o Nacional pela segunda vez e vem com todas as forças pra amedrontar as tradicionais equipes da Libertadores ano que vem.

No Paraguai, o Cerro Porteño, contando com ex-rubro negro César Ramirez, o El Tigre, após amargar 4 anos sem o caneco, levantou-o pela 28ª em sua história.
Na Bolívia, com gol decisivo de um brasileiro, Charles da Silva, na última rodada, o Bolívar deu a volta olímpica no final de semana. No entanto, a Federação local impugnou o título provisoriamente para investigar a escalação de um jogador irregular. O contrato do zagueiro argentino Augusto Mainguyagüe teria expirado no dia 30 de junho, então não teria condições legais de ser escalado. A denúncia foi feita pelo lanterna e rebaixado Real Mamoré. Agora, lá na terra de Evo Morales, o título do Nacional vai para o "tapetão".

O Universidad do Chile após ganhar do Unión Espanõla sagrou-se mais uma vez campeão local. Com este, são 13 títulos para o "U". O última havia sido o Apertura de 2004.
Em breve mais sobre as festas dos nossos vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário