terça-feira, 4 de agosto de 2009

Futebol invade a Ilha de Páscoa

Vocês já ouviram falar da Ilha de Páscoa?

Pois bem... Páscoa é uma ilha vulcânica, seu território tem a forma triangular e é o pedaço de terra mais isolado do mundo, no limite da Polinésia Oriental. Sua origem consiste em três vulcões que emergiram do mar um junto ao outro, em tempos diferentes, nos últimos milhões de anos, e têm estado adormecidos ao longo da história de ocupação da ilha. Está situada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile e sua população é de 3.791 habitantes (*censo 2002*), 3.304 dos quais vivem na capital, Hanga Roa.
Famosa por suas enormes estátuas de pedra, os "Moais" (foto), a Ilha de Páscoa, agora está chamando a atenção por outro motivo. O motivo?

É que a exótica Ilha de Páscoa, no Chile, receberá nesta quarta-feira a primeira partida oficial de sua história, entre a seleção da ilha e o Colo-Colo (foto) !!! O jogo vale pela Copa Chile, torneio que mescla times amadores e profissionais e que garante ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana.
Apesar de estar participando de um campeonato oficial, a seleção não tem jogadores profissionais e conta com dançarinos, pescadores e artesãos em seu elenco (*será que essas "cabeças gigantes" também jogam? Pela foto, parecem que estão enfileiradas para cantar o hino*).

Nenhum comentário: