terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sensação 'AVAIana'

O Brasileirão já chegou à sua metade e até agora, quem são os candidatos ao título?
É, com mais de 19 rodadas, ainda é difícil apontar os times que brigarão pelo caneco, mas uma coisa é unanimidade: o Avaí não é aquele "saco de pancada" que todo mundo pensou que seria e é, com certeza, uma das boas surpresas deste campeonato!
Então, sem mais delongas, iremos apresentar à vocês, leitores, um pouco mais sobre a história e a tragetória desta 'sensação' do Brasileirão 2009. Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí Futebol Clube, tem como cores o azul e o branco, seu mascote é um leão, por isso o apelido de "Leão da Ilha" (97% do território de Florianópolis fica na Ilha de Santa Catarina), seu estádio é conhecido como Ressacada e possui capacidade para 19 mil torcedores. (*por falar em torcedores, o Avaí possui também um ilustre torcedor, o ex-tenista e eterno ídolo Gustavo Kuerten, o Guga*)

O Avaí foi o primeiro campeão catarinense (*em 1924*) e o clube que conquistou mais títulos do Campeonato Catarinense no século XX (*13 vezes*). Foi também a primeira equipe catarinense a vencer uma das três divisões do Campeonato Brasileiro, ao conquistar a Série C em 1998.
Disputou a Primeira Divisão do Brasileirão quatro vezes: em 1974, 1976, 1977 e 1979 e desde 1999, o "Leão" disputa a Série B. Só em 2008, com a chegada de um excelente treinador, que o Avaí, conseguiu o acesso à elite do Brasileirão, terminando na terceira colocação, atrás do 'favorito' Corinthians e do Santo André.
Ao contrário do que muitos pensam, a origem do nome do clube, não é por causa do arquipélago do Havaí, e sim da "Batalha de Avahy", um episódio da Guerra do Paraguai.

Possui como principais ídolos, os 'inesquecíveis' Toninho Quintino (*ex-jogador do Palmeiras, que formou uma das duplas de ataques mais marcantes, ao lado de Jorge Mendonça, pelo próprio Palmeiras em 1976*), Adílson Heleno (*ex-Flamengo e Grêmio*) e Zenon (*ex-jogador de Guarani e Corinthians e que... não preciso nem falar, né?*)
Revelou também alguns bons jogadores, como por exemplo, o 'cobiçado' atacante Edno, hoje na Portuguesa, e o próprio Marquinhos, o "Moisés" do Avaí.

Enfim, depois de falar 'um pouco' sobre a história do Avaí, vamos agora falar sobre o atual time, e suas pretensões no Brasileirão.

Com um elenco recheado de 'refugos' que deram certo, como o meia Marquinhos (*ex-São Paulo, Atlético/MG, Bayer Leverkusen, etc...*), o laterais Eltinho (*ex-Flamengo...*) e Fabinho Capixaba (*o torcedor do Palmeiras sente até arrepios só de ouvir esse nome*) e o atacante William (*ex-Santos, apesar de ter sido campeão brasileiro em 2002*); e com um excelente e competente treinador, o ex-jogador Silas, o Avaí vai sendo considerado a 'sensação' do campeonato por estar nada menos que 11 rodadas sem saber o que perder. O clube catarinense pulou da última colocação ao tão cobiçado G-4 por causa desta façanha!
Vaga na Libertadores 2010? Título brasileiro? Se ele continuará neste mesmo ritmo até o fim do campeonato e se conseguirá atingir seus objetivos não temos certeza, mas que ele não pode mais ser considerado 'carta fora do baralho', isso, absolutamente, não pode.

Nenhum comentário: