quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Quando eu quero mais, eu vou pra Goiás"

Acostumados e acomodados com a hegemonia dos clubes do Eixo Rio-São Paulo, ás vezes , somos surpreendidos com campanhas irretocáveis de times do Nordeste e do Centro-Oeste. Neste ano de 2009, temos o privilégio de assistir a duas gratas esquadras oriundas do cerrado. O Goiás, na Série A; e o Atlético Goianiense, na Série B.

O time esmeraldino é o terceiro colocado do Brasileirão com 32 pontos ganhos. E pra atingir essa posição, os comandados de Hélio dos Anjos teve que desbancar adversários diretos neste primeiro turno como o líder Palmeiras, no Serra Dourada (2x1) e o Galo Mineiro, em pleno Mineirão (0x1). Pra esquentar ainda mais este caldeirão, o excelente centroavante Fernandão foi contratado e está pronto pra estrear. O Goiás Esporte Clube é disparado o clube mais importante do Centro-oeste e já conquistou o estadual 22 vezes. A nível nacional, o 3º lugar de 2005 é a campanha mais expressiva dos goianos em campeonatos brasileiros.

A parte vermelha de Goiás também tem muito a comemorar. E não é o Vila Nova o destaque a ser abordado e sim, o Atlético Goianiense. O clube campeão goiano por 10 vezes( o último título foi em 2007) subiu à Série B do Brasileirão ano passado sendo sagrando-se campeão da Série C. E em seu primeiro ano na segunda divisão vem apresentando um futebol eficiente, o qual lhe garante a liderança do campeonanto que tem equipes renomadas como o Vasco, Paraná e Portuguesa. Anaílson, ex-São Caetano, é a principal estrela do atual primeiro colocado da Série B.

O Dragão disputou a Série A nacional em três oportunidades (79, 80 e 86) e sua melhor participação foi a 23ª entre 44, em 80.

Enfim, o estado de Goiás, além de produzir excelentes duplas sertanejas também é a terra natal das duas equipes surpresas do futebol brasileiro este ano.

Nenhum comentário: