quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Futepipoca

Futebol e cinema é uma mistura incrível e que juntos arrastam milhões de pessoas á telona. Neste post, daremos algumas dicas de filmes que englobam este universo.

O primeiro, por motivos óbvios, é o filme dele, do "Rei do Futebol", Pelé. O documentário "Pelé Eterno" de 2004 mostra 400 gols, 3 mil fotografias, 2100 narrações de gols, 150 depoimentos e 1500 manchetes de jornais de diversos países. Dois dos maiores gols do Rei, um contra o Fluminense e outro contra o Juventus na Rua Javari, foram recriados digitalmente por não terem sido filmados á época. Segundo a crítica especializada, quanto ao acervo é fantástica, porém quanto ao roteiro e a dramatização deixa muito a desejar. Pelé aparece também na bizarra ficcção "Fuga pra vitória" que conta também com Sylvester Stallone.

Na linha dos documentários, outro ídolo também já foi homenageado. A história de Mané Garrincha já foi alvo da sétima arte em "Garrincha - Alegria do Povo" e "Garrincha - Estrela Solitária".

"Gol!" e "Hooligans" se destacam pela qualidade. O primeiro conta a história de um talentosíssimo menino mexicano que tenta ganhar a vida na Inglaterra. O filme relata todos os meandros do universo do futebol : empresários, cartolas, tentações, interesses... O segundo enfia o dedo na ferida dos trogloditas que vão ao estádio. As guerras, as ideologias, o cotidiano dos vândalos torcedores sãos mostrados neste filme.

"Boleiros - Era uma vez o futebol " e "Boleiros II - Vencedores e vencidos" são dois filmes nacionais que abordam o esporte bretão com romantismo e saudosimo.

As produções mais recentes são "O Casamento de Romeu e Julieta", o qual conta a história de um corintiano com uma palmeirense, "O dia em que o Brasil esteve aqui" que fala do amistoso da Seleção em Haiti, "Batalha dos Aflitos" e "Fiel".

No cinema internacional "Kung Fu Futebol Clube", "Penalidade máxima", "Driblando o destino" "Zidane - um retrato do século XXI", "Pra sempre Real Madrid "O Milagre de Berna" e "Ela é o cara" são alguns exemplos.

Ronaldo aceitou semanas atrás participar de um filme de dois diretores iranianos. A trama do filme contará a história verídica de uma menina palestina que antes de morrer em um campo de refugiados, sonhava em conhecer o seu ídolo incondicional. O início das gravações e o nome do longa ainda não foram decididos.

O último filme futebolesco da parada é o "Nada vai nos separar", o qual conta momentos da história do "Campeão de tudo" Internacional de Porto Alegre. O longa do colorado estreou essa semana.

Nenhum comentário: