quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Até ano que vem, Eslováquia

A Tchecoslováquia era uma seleção de respeito. Tanto é que foi vice-campeã das Copas do Mundo de 34 e 62, esta última, perdendo para a Seleção Canarinho; campeã da Eurocopa de 76 e das Olímpiadas de 80.

Só que em 93 com a queda do comunismo, a Antiga Tchecoslováquia, por tensões territoriais (assim como Sérvia e Montenegro, Kosovo) foi dividida em República Tcheca e Eslováquia. A partir de então, a República Tcheca foi a incumbida de continuar o reluzente legado deixado pelos antepassados tchecos. Sob a batuta do legendário craque Nedved, o país da Europa Central chegou a final na Euro de 96 e nas semi-finais de 2004. Dois anos depois, os ex-soviéticos disputariam sua primeira Copa do Mundo, na Alemanha. Está certo que não passaram da primeira fase, conquistando apenas 1 vitória e amargando duas derrotas.

Já do outro lado do muro, o futebol não foi, nem de longe, um orgulhos para os eslovacos. Desde 1993, eles nunca conseguiram se classificar para uma competição internacional como Euro e Copa do Mundo.

Neste ano, quando as "rivais" seleções caíram no mesmo grupo nas Eliminatórias Europeias para a Copa de 2010, a maioria apostou na equipe de Peter Cech, Thomas Rosicky e Baros. Todos que seguiram esse raciocínio quebraram a cara. Hoje, debaixo de muita neve, os eslovacos venceram a Polônia e carimbaram sua vaga á Copa, já os tchecos apenas empataram com a Irlanda do Norte e deram adeus á África do Sul.

A Eslovênia, segunda colocada do grupo, disputará a repescagem (confrontos sorteados de ida e volta com os oitos melhores segundos colocados dos grupos) nos dias 14 e 18 de novembro.

Boa Eslováquia. Até ano que vem.

Confira abaixo os países do Velho Continente garantidos na Copa de Nelson Mandela
Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda

e os classificados para à repescagem

Portugal, Grécia, Eslovênia, Ucrânia, França, Rússia, Bósnia e Irlanda

Nenhum comentário: