Seu presidente, Manuel Zelaya, acabara de ser preso e exilado pelo Exército hondurenho. O golpe de estado ocorreu em resposta ao desejo de Zelaya de realizar uma consulta popular para perguntar aos hondurenhos se queriam que, simultâneamente com as eleições a realizar em Novembro de 2009, se realizasse também uma votação no sentido de decidir a criação de uma Assembleia Constituinte que reformasse a Constituição.

Zelaya foi preso em sua residência por tropas da policia federal e pelo exército hondurenho e, em seguida, enviado para San José, Costa Rica. Mas, não satisfeito com o exílio, Zelaya retornou à Honduras e pediu auxílio e abrigo político na embaixada logo de quem? Na embaixada brasileira, é claro (*O Brasil é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um*), onde continua abrigado até hoje.
Mas ontem, dia 14 de outubro de 2009, mesmo ainda estando neste período turbulento, de crise e cheio de transtornos, Honduras volta a aparecer no cenário mundial, só que desta vez por um ótimo motivo: Honduras está de volta à uma Copa do Mundo !!!

Isso mesmo, após 28 anos de espera, Honduras conseguiu carimbar seu passaporte para a Copa na África do Sul em 2010, graças a uma milagrosa combinação de resultados.
Honduras precisava vencer El Salvador e torcer por um tropeço de seu concorrente, a Costa Rica, para os EUA. E foi isso mesmo que aconteceu !!!
A seleção da Costa Rica, comandada pelo treinador brasileiro René Simões, só precisava de uma vitória simples sobre os EUA que garantia vaga direta para a Copa, e por pouco isso não aconteceu. A Costa Rica chegou a fazer 2 a 0 com dois gols de Ruiz, mas os americanos Michael Bradley e Bornstein, este aos 49 do segundo tempo, empataram a partida e colocaram a Costa Rica na repescagem.

Detalhe: até o Zelaya (foto), ainda abrigado na embaixada brasileira, comemorou a classificação para a Copa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário