quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cidade "maravilhosamente" sitiada

A ficção acabou, voltemos à realidade. As imagens exibidas semanas atrás na Dinamarca que mostraram o Rio de Janeiro como um reduto de calmaria, alegria e hospitalidade são pra ingleses, suecos, suíços, finlandeses, etc, verem. A "Cidade Maravilhosa", de verdade, retornou (sempre esteve ali, nós que tiramos umas "férias" dela) a topo vapor esse fim de semana.

Se a cerimônia que escolheu a sede das Olímpiadas de 2016 esperasse mais um pouco, o conceituado cineasta tupiniquim, Fernando Meirelles, poderia encaixar no seu trabalho também as cenas lamentáveis que vem ocorrendo no Morro dos Macacos, Zona Norte do Rio.

Traficantes do Morro São João invadiram o Morro dos Macacos, aos tiros, objetivando tomar os pontos de venda de drogas locais. Não demorou para que a polícia carioca, blindada com seus Caveirões e armada até os dentes, interviesse no confronto das faccões, conflagrando assim um cenário de guerra civil.

Hoje (quarta-feira) já é o quinto dia de batalha e os saldos são trágicos : pessoas mortas (aproximadamente 35), entre elas bandidos, policiais, "supostos criminosos"e inocentes; ônibus incendiados, helicóptero da PM abatido, população aterrorizada...

*** Ontem, uma pessoa foi encontrada "depositada" em um carrinho de compras com marcas de tiros na cabeça. ***

A intenção não é colocar água no chopp da conquista brasileira, afinal de contas, daqui a 7 anos seremos a primeira cidade sul-americana da História que sediará as Olímpiadas. Colossais são as perspectivas, os avanços, os progressos que o Brasil pode adquirir (em 2014 também tem a Copa do Mundo), no entanto, o país já abrigou o Pan-Americano anos atrás e a violência urbana ainda persiste com força total. Soluções e discussões filosóficas acerca do assunto são muitas, já resultados concretos são escassos. Agora que os três poderes estão juntos (municipal, estadual e nacional) é a hora mais adequada do Rio eliminar ou amenizar essa hemorragia que insiste em não estancar.

Qual a cidade que aguardará os turistas em 2016? A do vídeo de Meirelles ou a exibida atualmente nos noticiários?

Nenhum comentário: