segunda-feira, 5 de outubro de 2009

De olho nele - Mário Fernandes (Grêmio)

Se no começo do ano ele preocupou o país desaparecendo sem avisar ninguém, hoje, ele é uma das mais gratas revelações do futebol nacional, candidato a ser o "novo" Lúcio e cobiçado por grandes clubes europeus.

Mário Fernandes tem apenas 19 anos e já sentiu na pele o fardo de ser um garoto prodígio. Revelado pelo São Caetano, o esguio atleta de 1,89m destacou-se disputando a Taça São Paulo de Juniores deste ano. Interesses e sondagens de grandes clubes não faltaram como do Palmeiras e do Santos. No entanto, o Azulão acabou vendendo por 1 milhão de reais os direitos do jogador ao empresário Jorge Machado.

Em março, Mário Fernandes já tinha uma outra casa : o Olímpico. Contudo, as mudanças, a distância dos familiares, a pressão na capital gaúcha fez com que o zagueiro, em seus primeiros dias de clube, abandonasse a concentração e saísse perambulando pelo Brasil sem dar algum tipo de satisfação.

Quatro longos e sofríveis dias para a família que tinha informações do filho somente quando ele sacava dinheiro ou usava o cartão de crédito. Cidades como Florianópolis, Londrina, Curitiba, as quais ele não possuía nenhum contato, fizeram parte do misterioso itineráio do atleta, que chegaria ao fim no dia 17 de março.

Mário é encontrado em Jundiaí, interior de São Paulo, é recepcionado por amigos e parentes e encaminhado a tratamentos em hospitais paulistanos. Mário relata depois do acontecido que pensou seriamente em abandonar a carreira, mas, o que interessa é que semanas depois, lá estava ele novamente fazendo o que mais gosta e sabe : jogar futebol.

E não demorou para que o técnico do Tricolor Gaúcho, Paulo Autuori, percebesse o talento do menino e começasse a dar-lhe oportunidades. Aos poucos, Mário foi se firmando no setor defensivo e por apresentar uma saída de bola muito eficiente acabou improvisado e, hoje, é o dono da lateral-direita gremista.

Quase 7 meses depois, Mário Fernandes já disputou, com personalidade, um Gre-Nal, já foi convocado para a Seleção sub-20, já caiu nas graças da exigente torcida gremista e é disputado a tapas por clubes como Inter de Milão, Juventus, Barcelona, Real Madrid e Manchester City.

Principais características : jogo aéreo, antecipações, saída de bola, lançamentos, versatilidade

Nenhum comentário: