sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O "Touro Vermelho" brasileiro

Quantas equipes da cidade de Campinas vocês conhecem?
Provavelmente, Guarani e Ponte Preta devem ser as únicas equipes que a maioria da população conhece. Existe também uma minoria que já devem ter ouvido falar do Campinas FC, equipe fundada pelo ex-jogador Careca. Porém, domingo passado, uma quarta equipe campineira entrou em cena após ter conquistado o título do Campeonato Paulista da Série B (atual Quarta Divisão). Sem mais delongas, conheçam agora o Red Bull Brasil.

Fundada no dia 19 de novembro de 2007, a agremiação é uma espécie de "franquia" da multinacional austríaca de bebidas energéticas Red Bull. Além da recém-fundada equipe brasileira, a empresa possui outras 4 equipes "irmãs" espalhadas pelo mundo: o Red Bull Leipzig (Alemanha), o Red Bull Salzburg (atual campeão austríaco), o Red Bull New York (EUA) e o Red Bull Ghana (Gana).
A Red Bull, querendo expandir seu leque de equipes pelo mundo, aproveitou-se de sua própria estrutura disponibilizada na cidade de Vinhedo-SP (vizinha de Campinas), para abrir no Brasil, mais uma "filial" da Red Bull no meio do esporte mais populoso do mundo.
Apesar de sua equipe estar alojada em um hotel da cidade desde fevereiro de 2008, local também onde está sua estrutura administrativa, comissão técnica, coordenadoria, rouparia, fisioterapia, e onde vem montando a equipe sub-20, o Red Bull Brasil ainda não possui um estádio próprio e portanto, envia as partidas como mandante no Moisés Lucarelli, estádio da Ponte Preta que está localizado em Campinas, por isso é considerada a 4ª equipe campineira.

O Red Bull Brasil, começou a participar de campeonatos oficiais em 2008, quando fez sua estréia no Campeonato Paulista da Série B, terminando em 5º lugar. Neste ano, o time recomeçou sua caminhada e, depois da contratação do famoso técnico Jair Picerni (foto), conquistou não só o acesso à Série A-3 do Paulista, como no domingo passado, conquistou o primeiro título de sua precoce história.

Para a disputa da Série A-3 na temporada do ano que vem, com a violenta injeção de dinheiro da empresa austríaca, o Red Bull Brasil está contratando jogadores experientes e até que conhecidos, como o meia Luciano Mandi (foto), ex-Ipatinga.
Com um projeto ambicioso, e a exemplo do Barueri, que chegou rapidamente à elite do futebol brasileiro, e que contava com o incentivo e patrocínio da prefeitura de sua cidade (patrocínio este, baseado nos impostos oriundos do rico bairro de Alphaville), o Red Bull Brasil promete fazer bonito nas próximas temporadas para se tornar, o mais rápido possível, mais uma potência do futebol brasileiro.

2 comentários:

Luan disse...

Gilmar Fubá foi um dos famosos jogadores que vestiram a camisa do Red Bull.

Não podemos deixar de lembrar que a Red Bull, ao cabo do contrato da Pirelli com o Palmeiras, fez uma proposta ao time alviverde de patrocínio que, dentre as cláusulas do contrato, incluía mudar o nome para RED BULL PALMEIRAS. Claro que os dirigentes não aceitaram. AUHAHA

Morais, quando jogava pelo Vasco, chegou a ser emprestado para o Red Bull Salzburg.

Jonas disse...

to ligaado!!! o gilmar fubá foi campeão "mundial" ;D
eu ia cita ele, mas ele ja volto pro noroeste huaseauesuhsehesa
e o morais, eu tbm sabia!! o salzburg ta invicto na liga europa ainda ;x