segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Prazer em desconhecê-la, Coréia do Norte

Sexta-feira passada, em Joanesburgo, foram sorteados os grupos da Copa do Mundo do ano que vem. Os oito cabeças-de-chave Brasil, Argentina, África do Sul, Espanha, Inglaterra, Holanda, Itália e Alemanha puderam conhecer seus adversários.

Como é de praxe, alguns levam sorte, outros nem tanto... Os Bafana Bafana, anfitriãs, caíram no chamado "grupo da morte" ao lado do México, Uruguai e França. Os outros grupos mais complicados são o D com Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana e o G contendo Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

É é do país asiático, fechado politicamente e com pouca tradição, que falaremos um pouco nesse post.

Não adianta digitar no Google sobre a seleção do país já que o governo local - centralizado nas mãos chefe político Kim Jong-il - é autoritário, ditatorial e nuclear por excelência, controla a Internet e os meios de comunicação. Prova disso é que a população só terá acesso aos melhores momentos das eventuais vitórias da seleção no Mundial. Definitivamente, é uma imbecilidade sem tamanho.

Enfim, está redondamente enganado quem acha que os orientais são navegantes de primeira viagem em Copas do Mundo. 2010 será a segunda participação deles, a outra foi em 66, na Inglaterra, quando chegaram, surpreendemente, às quartas-de-final da competição, eliminando na fase de grupos a tradicional Itália.

Acabaram eliminados por Portugal - assim como o Brasil - em um jogo o qual os coreanos abriram 3x0, mas acabaram tomando a virada graças ao craque Eusébio, autor de 4 gols.

Outra fonte de informações é o atípico amistoso entre Atlético Sorocaba e a seleção coreana, realizado no último 7 de novembro. O time do interior paulista foi o primeiro sul-americano jogar em solo coreano. O jogo, que contou com um público de 80.000 espectadores de olhos puxados, terminou em 0x0. No entanto, baseando-se nos relatos dos jogadores e da comissão técnica da equipe sorocaba, podemos ter alguma noção acerca do nosso primeiro adversário.

Pra eles, o meia-atacante Yong-Jo Hong, jogador do clube russo FC Rostov, é o armador da maior parte das jogadas, canhoto e bate bem na bola. Outra característica é a jogada aérea, aproveitando a força física e a altura dos dois atacantes.

Bom, o Brasil estreia na Copa do Mundo em 15 de junho, contra a Coreia do Norte. A seguir, joga contra a Costa do Marfim, dia 20, e, por fim, Portugal, dia 25. Nos próximos post, falaremos mais sobre nossos rivais mais fortes. Aguardem.

Nenhum comentário: