domingo, 17 de janeiro de 2010

Ronaldinho e a Mídia


Ronaldinho já cravou seu nome na história do futebol, foi peça fundamental em 2002 (principamente no jogo contra a Inglaterra), é o maior jogador do Barcelona dos últimos tempos e levou dois anos consecutivos a taça de Melhor do Mundo, além de ter sido o grande mestre do atual (Lionel Messi admite mundialmente que aprendeu a jogar com Ronaldinho).
Porem, em meados de 2006 Ronaldinho decaiu, não fez uma boa Copa do Mundo e se desencontrou com o futebol.
Assim, Dunga foi anunciado o técnico da Seleção Brasileira. Algo que revoltou o país, já que o técnico não trazia muitos bons resultados no começo, e quando vencia o povo reclamava que o time ainda sim era muito apático.
O curioso foi que o time começou a se dar bem quando o técnico decidiu não convocar mais Ronaldinho. Depois disso, o técnico obteve 100% de aproveitamento de títulos, Copa América, Copa das Confederações e o primeiro lugar nas Eliminatórias.
Hoje, há 145 dias para a Copa do Mundo da África do Sul, fala-se muito na mídia sobre a convocação de Ronaldinho. Há algumas semanas passou no Esporte Espetacular uma reportagem totalmente sentimental e a favor da convocação do dentuço, mostrando seus sentimentos e vontade de jogar pela seleção mais uma vez.
É impressionante a pressão que os canais televisivos estão fazendo para que Dunga convoque o craque, pode-se considerar até anti-ético uma vez que a mídia joga a torcida contra o capitão do tetra, já que ele não o quer no time.
Não é mentira que, ultimamente, Ronaldinho tem jogado bem melhor do que nos últimos anos. Mas será que ele encaixaria num time que já está rendendo 100%, num time que já está harmonioso. Dizem que 2006 foi um fiasco pois existia "pouco céu para muita estrela", mas e agora que os jogadores não são astros e o time consegue todos os objetivos possíveis? Após quase 4 anos como técnico, após 4 anos de preparação para a Copa, é a hora de arriscar colocar aquele jogador que quando saiu as coisas deram certo? Será que aquela história de que "A imprensa convoca quem ela quer e elege o presidente que ela quer" não faz sentido às vezes? Pode ser um pouco clichê ficar julgando a mídia e dizendo que ela está errada, mas reparem como apelativo está sendo toda essa campanha "Convoque Ronaldinho" no vídeo abaixo.

Hoje, Ronaldinho fez 3 dos 4 gols da vitória do Milan sobre o Siena. No primeiro gol o narrador diz "Ele está voltando", no segundo ele já afirma "Ele está definitivamente de volta", e no terceiro o narrador extravasa gritando "Alô Dunga, alô Dunga...". E o engraçado desse acontecido é que ele diz a algum dos caras dos bastidores "André, me permita.. Alô Dunga", essas palavras dão ênfase à apologia da convocação, já que elas demonstram implicitamente que o próprio narrador sabia que toda essa apelação, toda essa propaganda para a convocação não é correta, ele precisou se auto-permitir a dizer as palavras "Alô Dunga".
A propósito, peço desculpas pelas minhas poucas aparições no blog, prometo dar mais as caras a partir de agora, um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: