domingo, 9 de maio de 2010

De olho nele - Leonardo de Deus (Natação)

Responde por Leonardo de Deus uma das surpresas do Troféu Maria Lenk deste ano. Foi nas piscinas da Unisanta, em Santos, que o atleta do Pinheiros (ex-clube de César Cielo, que se transferiu para o Flamengo) desbancou o favorito Kaio Márcio nos 200m borboleta e abocanhou a medalha de ouro.

Após a prova, Kaio Márcio, considerado o quarto melhor do mundo na distância, fez questão de elogiar a nova revelação do esporte nacional. Já Leonardo afirmou estar "lisonjeado" em ganhar do nadador do Fluminense.

No final do mês de março, Leonardo também aprontou das suas. O nadador, integrante da seleção verde-amarela nos Jogos Sul-americanos de Medellín, garantiu a medalha dourada nos 200m costas, superando outra estrela verde-amarela: Thiago Pereira, novo contratado do Corinthians.

É interessante para o Brasil, reconhecido e temido nas provas rápidas com César Cielo, ter alguém que pode ameaçar em provas mais longas. A promessa pode ser uma surpresa em Londres/2012, porém, provavelmente, será uma realidade no Rio de Janeiro/2016.

Como fiz questão de ressaltar, a nova 'onda' da natação nacional é a investida de clubes, que até então davam pouca atenção às modalidades aquáticas. Corinthians, em mais uma jogada de marketing do centenário, trouxe Thiago Pereira e Poliana Okimoto. O Flamengo por sua vez, se aproveitando da mentalidade de sua nova presidente, a ex-nadadora Patrícia Amorim, contratou além de Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Todos estavam treinando, na Universidade norte-americana de Auburn.

Tal conjuntura almeja tirar a hegemonia de clubes tradicionais como o Pinheiros e o Minas Tênis, que terá que mostrar, de maneira efetiva, seus potenciais de renovação.

Nenhum comentário: