segunda-feira, 7 de junho de 2010

Capital do basquete

No processo histórico brasileiro, a cidade do Rio de Janeiro foi a capital nacional desde a época colonial até 1960, ano que Juscelino Kubitschek fundou Brasília. Por que eu estou falando isso?

Simples. No basquete verde-amarelo, a história é semelhante. O Flamengo, liderado pela eficiência dos irmãos Marcelinho e Duda Machado, monopolizaram o título do NBB (Novo Basquete Nacional) nas duas temporadas passadas (08 e 90). Contudo, em 2010 foi diferente.

Após uma decisão conturbada - com direito a confusão entre flamenguistas e torcedores rivais no Jogo 2 -, o Brasília pôde, enfim, se vingar dos cariocas (algozes nos dois últimos nacionais) e soltar o engasgado grito de "É campeão".

A decisão, disputada em uma série melhor de cinco, terminou 3 a 2 para os candangos. Na finalíssima, ocorrida no último domingo, a equipe do Planalto Central venceu por 76 a 74.

Os principais destaques do título, que recoloca a cidade de Brasília como centro da bola laranja nacional, foram, primeiramente, o experiente e calejado técnico Lula Ferreira, o pivô Guilherme Giovanonni e o ala Alex, um dos mais eficientes e regulares da temporada.

Nenhum comentário: