segunda-feira, 7 de junho de 2010

De volta ao topo

Depois de um início de ano problemático, com pontos de interrogações e uma contusão no joelho, o espanhol Rafael Nadal fez jus ao rótulo de o "rei do saibro" e retornou à primeira colocação do ranking mundial.

No último domingo, o canhoto superou o sueco Soderling (seu algoz do ano passado, quando foi eliminado nas oitavas de final) e levantou, pela quinta vez, o troféu de Roland Garros, o principal Grand Slam disputado sobre a terra batida na temporada. O único atleta que levantou mais troféus que ele na Cidade Luz é o sueco Bjorn Borg, hexacampeão.

Com o triunfo, Rafa contabilizou 8.700 pontos e ultrapassou o "todo poderoso" Roger Federer - vencedor do torneio parisiense em 2009 e que, nesta edição, caiu de forma precoce, justamente para Soderling - que caiu para 8.390.

Além disso, Nadal, de apenas 24 anos, sagrou-se campeão também em Monte Carlo, Roma e Madrid em 2010. Assim, o torcedor fanático do Real Madrid e figura constante no Santiago Bernabeu tornou-se o primeiro da história a conquistar o "Clay Slam" (série dos quatro maiores torneios sobre o saibro na temporada). E o melhor: Nadal fez tudo isso perdendo apenas dois sets (um em Roma e outro em Madrid).

Nenhum comentário: