sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Surpresas agitam as últimas rodadas das eliminatórias para a Euro 2012

Espanha, Itália e Holanda já se juntaram à Alemanha e às anfitriãs Polônia e Ucrânia na fase de grupos da Euro 2012, porém, faltando duas rodadas para o fim das eliminatórias, ainda há dez vagas em disputa, sendo quatro delas através de repescagens.
Seleções tradicionais como Inglaterra, França, Portugal e Rússia, ainda não carimbaram os seus passaportes para a Euro 2012, e mesmo faltando pouco para isso, algumas seleções de pequeno porte começaram a "botar suas manguinhas de fora" e a incomodar os, teóricos, favoritos.

Disputando a classificação direta com a França, a ascendente equipe da Bósnia-Herzegovina já demonstrou que não irá "vender barato" a vaga para a Euro.
Com um ataque poderoso composto por Ibisevic e Dzeko (foto), e contando com Pjanic na armação das jogadas, a Bósnia (16 pontos) aparece na segunda colocação do grupo D, apenas um ponto atrás da líder França (17 pontos). É bom frisar que a Bósnia ainda tem um jogo a fazer, curiosamente, contra os líderes, na última rodada, em Paris.
Vale lembrar também que a equipe dos Balcãs chegou a sonhar com sua primeira participação em Copas do Mundo na edição do ano passado, porém, esse sonho esbarrou na repescagem após a derrota para a seleção de Portugal, em casa.

Ainda na região dos Balcãs, a seleção de Montenegro é outra que também deu um certo trabalho para a favorita Inglaterra. Com 11 pontos e seis atrás dos líderes ingleses, Montenegro é realista quanto à classificação direta para a competição continental, entretanto, os montenegrinos estão esperançosos com uma possível vaga via repescagem. Vucinic, da Juventus, e Jovetic, da Fiorentina (*http://ritmodejogo.blogspot.com/2009/10/de-olho-nele-jovetic-fiorentina.html*), são as principais armas dos montenegrinos.

No grupo H, uma embolação. Portugal, Dinamarca e Noruega estão empatados na liderança do grupo com 13 pontos. Os dois primeiros devem vencer seus respectivos adversários, Islândia e Chipre, e fazer um duelo emocionante, em Copenhague, pela vaga direta. Já a Noruega, com apenas mais uma partida a realizar (contra o Chipre), possui remotas chances de alcançar o segundo lugar no grupo.

Por fim, é no grupo B que aparece a maior surpresa, até agora, das eliminatórias para a Euro 2012. A surpreendente seleção da Armênia, com 14 pontos, está a três da líder Rússia, na terceira colocação do seu agrupamento. Com dois jogos "em haver", a equipe da região do Cáucaso, que já venceu por duas vezes neste mesmo grupo a Eslováquia, enfrenta a despretensiosa Macedônia, em casa, antes de ir para o "tudo ou nada" contra a segunda colocada Irlanda, em Dublin.
As esperanças dos armênios estão depositadas em um jogador em particular: Henrik Mkhitaryan (foto), jovem meio-campo do Shakhtar Donestk-UCR e que, nesta fase de apuração para a competição continental, já balançou as redes quatro vezes.

Emoção é a palavra que define estas duas últimas e decisivas rodadas das eliminatórias para a Euro 2012.

Nenhum comentário: