sábado, 24 de dezembro de 2011

Futebol Clube Papai Noel

Todo mundo um dia já se perguntou: para que time o Papai Noel torce? Esta pergunta, que durante anos ficou no ar, enfim, tem uma resposta. Localizado na fria Lapônia, o FC Santa Claus é considerado o legítimo time do "Bom Velhinho".

Fundado em 1993, na cidade finlandesa de Rovaniemi, o simpático FC Santa Claus possui duas versões para a sua história de fundação. Na oficial, a equipe finlandesa foi criada após a fusão de dois clubes de Rovaniemi: o Rovaniemen Reipas e o Rovaniemen Lappi. Além dessa, há também a lenda de que o próprio Papai Noel teria fundado o time muitos anos atrás, e que seus ajudantes formaram o primeiro elenco.

Mitologias à parte, o FC Santa Claus é um clube que beira o amadorismo, pois disputa a Terceira Divisão do campeonato da Finlândia. Com uma média de 500 torcedores por partida, o time do Papai Noel é basicamente formado por trabalhadores e estudantes das empresas e escolas locais, fator apoiado pela diretoria do FC Santa Claus, que possui uma filosofia de contratar apenas jogadores e treinadores nascidos na região da Lapônia, para assim, o clube não perder suas origens.
Embora o status de "amador", o FC Santa Claus apresenta várias peculiaridades. Seu uniforme é predominantemente vermelho, com detalhes em branco e com os meiões em vermelho (ou preto), assemelhando-se ao máximo com o "uniforme" do seu inspirador, o Papai Noel.
Outra peculiaridade está também em seu escudo. Diferentemente dos outros clubes europeus, que possuem siglas, brasões e etc., a figura de um simpático Papai Noel é o que centraliza o distintivo do clube finlandês.

Através destas peculiaridades, o FC Santa Claus investe em marketing para alavancar os projetos sociais tocados pelo clube. Parceira da Unicef, o time do Papai Noel doa 10 euros para cada artigo do clube vendido. Além dessa iniciativa, o clube também participou de um projeto para levar água potável para o Sri Lanka no verão de 2010. Apesar do amadorismo, é por meio destas empreitadas que o FC Santa Claus se tornou uma das únicas equipes que tentam unir o futebol ao espírito natalino do "Bom Velhinho".

Nenhum comentário: