sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

''Bendita'' crise financeira!

Se pelas bolsas de valores mundo afora a crise está causando só desespero,dor de cabeça,preocupação. No futebol brasileiro, os reflexos, por um lado, são benéficos. Não sei se vocês perceberam, mas jogadores do quilate de Hernanes(São Paulo), Ramires(Cruzeiro), Alex(Internacional), Nilmar(Internacional), Juan(Flamengo) entre outros, continuam por aqui. Esse fenômeno é praticamente inédito e o que nos resta é ''agradecer''a essa onda de recessão pelo mundo.

Se fosse como qualquer outro ano, nossas principais jóias já estariam vestindo as camisas de clubes pela Europa,pela Ásia e até pelo Oriente Médio. Mas, com o corte irremediável de gastos pelos empresários, investidores e patrocinadores, temos a chance de apreciar mais um pouco os nossos craques aqui em terras brasileiras.

Além disso, essa cautela quando a economia mundial ainda é uma incógnita fez com que houvesse um ''êxodo'' de brasileiros voltando pra sua terra natal. Atualmente, os clubes europeus não pensam duas vezes em tentar se desfazer de ''salários altos'', então, facilitam mesmo. Alguns exemplos de craques repatriados são : Edmílson no Palmeiras, Ronaldo e Souza no Corinthians, Zé Roberto no Flamengo, Thiago Neves no Fluminense, Léo no Santos, etc.

Dois exemplos que se encaixariam perfeitamente neste contexto são os do zagueiro Gustavo e do lateral Élder Granja, que atuaram pelo Palmeiras ano passado. Meses atrás, eram alvos frequentes de propostas do futebol italiano, agora ,o primeiro, ''encostado'' no Verdão foi para o Cruzeiro e o segundo, continua sem clube.

Vale ressaltar também que apesar de as equipes nacionais manterem suas principais estrelas, em contrapartida, não vendendo-as, não abastecem os seus cofres. Ou seja, depende muito de clube pra clube essa conjuntura. Infelizmente, a maioria dos times brasileiros ainda são reféns dos dólares, euros, petrodoláres dos gringos.

Confira abaixo os principais exemplos de ''encalhados''

Alex, Nilmar, Kléber(lateral-esquerdo) - Internacional

Dentinho e André Santos - Corinthians
Kléber Pereira - Santos
Juan e Léo Moura - Flamengo
Diegou Souza - Palmeiras
Ramires,Wágner e Fábio - Cruzeiro
Hernanes e Miranda - São Paulo

Idéia original da matéria: http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2009/interna/0,,OI3497899-EI12378,00-Crise+financeira+deixa+atletas+encalhados+no+Brasil.html

Nenhum comentário: