terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Debandada na Ressacada

No Brasil, quando times medianos fazem campanhas de destaque, logo começam a despertar o interesse dos grandes. E estes, como vorazes urubus, tiram-lhes até as tripas.

O mais novo alvo é o Avaí, clube catarinense que terminou na 6ª colocação do último Brasileirão.
A equipe da Ressacada voltou à elite do futebol tupiniquim junto com o Corinthians e com pouca pretensão - ou seja, não ser rebaixado -, misturando experiência de alguns "refugos" e a disposição de jovens desconhecidos, no entanto, acabou surpreendos a todos e causando furor no mercado da bola.

Segundo as próprias palavras do ex-técnico Silas, "o Avaí entrou para ser melhor do que quatro e fomos melhores que 14".

O primeiro da operação desmanche foi o próprio treinador. Silas, o qual ganhou projeção e reconhecimento nos dois anos em Santa Catarina, comandará em 2010 o Grêmio, de Porto Alegre. E para essa sua nova empreitada, o jovem técnico levou de sua antiga casa o volante Ferdinando, de 29 anos.

Outro volante que despediu-se da Ressacada é Léo Gago. Um dos destaques do Brasileirão, o meio-campista já foi até apresentado em São Januário.

O Goiás também aproveitou a boquinha e trouxe um reforço do Leão. Trata-se do zagueiro Augusto, de 23 anos.

Pra fechar a lista até agora, Eduardo Martini, goleiro e um dos maiores responsáveis pela campanha heróica, foi negociado com a Ponte Preta, de Campinas.

Como se não bastasse todas essas perdas, vários outros jogadores importantes do elenco estão sendo sondados por clubes do Brasil e do exterior, como o caso do atacante Muriqui, que interessa a Palmeiras, Santos e Sporting de Lisboa, Marquinhos (Palmeiras e Grêmio) e Eltinho (Palmeiras).

Apesar de toda essa conjuntura desfavorável, engana-se quem acha que a diretoria avaiana está desesperada. Segundo o presidente João Nilson Zunino, o Avaí pauta-se em planejamento e boa parte das peças serão repostas com jogadores à altura.

"Devo lembrar que ninguém conhecia Muriqui (passagens fracas por times cariocas), nem Léo Gago (jogador de 26 anos que perambulou por diversos clubes brasileiros) quando vieram para o Avaí. O Muriqui nós trouxemos de volta e passou a ser o jogador que conhecemos hoje. As novas contratações possivelmente serão novos 'Muriquis' e 'Gagos'".

Um comentário:

Luan disse...

Boatos fortíssimos garantem Sávio e Mineiro no Avaí em 2010. Será?