terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"Elefantes" querendo ser zebras

" O perigo vem da África! Teremos, definitivamente, uma seleção africana indo longe. E quando digo isso, estou me referindo ao título. "
É com essa frase do ex-jogador ganês Abedi Pelé que apresentaremos o segundo e, na teoria, o mais perigoso e difícil adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo 2010. Diretamente do oeste africano, conheçam a Costa do Marfim !!! De todos os países africanos classificados para a Copa, a Costa do Marfim é considerada, absolutamente, uma das maiores, senão a maior força africana. Equipe que conta com vários jogadores atuando por grandes clubes da Europa, a Costa do Marfim era quase que unanimidade entre os especialistas quando o assunto era qual o país africano que iria mais longe na Copa. Bom... pelo menos era até o infeliz sorteio de grupos colocar Brasil, Costa do Marfim e Portugal no mesmo grupo.

Apesar de estar disputando apenas sua segunda Copa do Mundo (*2006*) e tendo o azar de cair pela segunda vez em um grupo difícil (*Em 2006, caiu no "grupo da morte" que contava com Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro*), a Costa do Marfim continua sendo, pelo menos no papel, o nosso principal adversário na primeira fase. Dos países que disputaram as eliminatórias africanas, os "Elefantes" foram a segunda equipe do continente a se garantir no Mundial de 2010, atrás somente de Gana, e com certa folga na tabela de classificação.

Contando com jogadores renomados que atuam em grandes clubes do futebol europeu como por exemplo os irmãos Kolo e Yayá Touré (Manchester City e Barcelona respectivamente), Eboué (Arsenal), Zokora (Sevilla), Boka (Stuttgart), Sanogo (Saint-Etienne), Dindane (Portsmouth), Kader Keita (Galatasaray), os irmãos Salomon e Bonaventure Kalou (Chelsea e Heerenveen respectivamente) além, de claro, do craque e líder do time, Didier Drogba (foto) do Chelsea; a Costa do Marfim contém em sua seleção, a miscigenação dos principais atributos que uma seleção de ponta deve possuir: habilidade, força física, velocidade e a presença de um craque e líder.
Com essa mistura de atributos, os marfinenses deverão ser, sem dúvidas, uma pedra no "chinelo Havaianas" do brasileiros.

Muito cuidado, Dunga !!!

Nenhum comentário: