terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tapete Vermelho

para o argentino Lionel Messi e para a Rainha Marta, eleitos os melhores jogadores do mundo no ano de 2009, ontem, em cerimônia oficial da FIFA, em Zurich, na Suíça.

Com o título, "La Pulguita" consagrou-se como o primeiro hermano número 1 do futebol mundial, já a "Pelé de saias" levantou a taça pela quarta vez consecutiva.

Messi, meio-campo do Barcelona, foi, ao lado dos espanhóis Iniesta e Xavi, os principais maestros do clube catalão na conquista dos seis títulos possíveis da temporada 08/09 (Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Super Copa da Espanha, Liga dos Campeões, Super Copa Européia, Mundial Interclubes). Além de talentoso e essencial para a equipe de Guardiola, também foi decisivo em momentos de grande pressão como na final da Champions contra o Manchester United e contra o Estudiantes de La Plata, na final do Mundial - com um gol de peito no segundo tempo da prorrogação, o camisa 10 levou ao Camp Nou o título que faltava para a extensa galeria do time espanhol.

Apesar de ser unanimidade no Velho Continente, com a camisa celeste, o meio-campista não está tão em alta. Sob o comando do técnico Maradona, Messi não vem apresentando o mesmo futebol vistoso, a exemplo de Ronaldinho Gaúcho em anos anteriores, e causa desconfiança nos torcedores argentinos. Pra calar toda essa sinfonia de cornetas, Messi terá uma oportunidade ímpar ano que vem : a Copa do Mundo na África do Sul.

A outra premiada da noite, Marta, alcançou a hegemonia do futebol feminino. Com apenas 23 anos, a baixinha chegou ao seu quarto título consecutivo de melhor do mundo. Um feito único na História do Futebol. Esse ano, a alagoana desfilou seu talento no Los Angeles Sol, no Santos, onde levantou o caneco da 1ª Libertadores Feminina e na Seleção Brasileira. Com a amarelinha, inclusive, foi campeã do Torneio Cidade de São Paulo um dia antes de receber a merecida estatueta.

Nenhum comentário: