terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 "privilegiados"

Foi com um certo sentimento que mais de 180 milhões de brasileiros ligaram suas televisões hoje na hora do almoço para conhecer os 23 convocados pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo, e foi com este mesmo sentimento, que estes mesmos 180 milhões também desligaram suas televisões. Sentimento esse conhecido como "Esperança".
Ao ligar suas televisões e ficarem com olhos e ouvidos ligados na coletiva de imprensa onde os 23 convocados seriam revelados, a grande maioria da população brasileira aguardava esperançosa pelas convocações de Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, etc...
Bom, como todos agora já devem saber, não foi bem isso que aconteceu.

Usufruindo, muitas vezes, de palavras como "coerência", "comprometimento", "patriotismo" e "oportunidades", o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, anunciou os nomes dos seus 23 "homens de confiança". Sem nenhuma "surpresa" como em 2002 nas convocações de Ânderson Polga, Gilberto Silva, Kléberson e Kaká, e como em 2006 nas convocações de Cris e Fred, a Seleção Brasileira da Copa de 2010 possui jogadores que atuam em 9 países diferentes, sendo que três destes jogadores atuam no futebol brasileiro.
A base da Seleção Brasileira que seria convocada todo mundo já conhecia: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká, Robinho, Luís Fabiano, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva, Josué, Ramires, Julio Baptista e Nilmar eram nomes mais do que certos na Copa do Mundo.
Os pontos de interrogação na cabeça da imprensa, dos comentaristas e do povo brasileiro como um todo, giravam em torno dos goleiros reservas, do (possível) segundo lateral-esquerdo, do último homem de meio-campo e da última vaga para o ataque.
Pois bem, "surpreendendo" a todos que torciam para a convocações dos "Meninos da Vila", Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Roberto Carlos e do goleiro Victor, Dunga preferiu pelas convocações de Gomes e Doni para a reserva de Júlio César, Gilberto como segundo lateral-esquerdo, Kléberson para completar o meio-campo e Grafite na última vaga do ataque brasileiro.

Após o anuncio dos 23 "privilegiados", o clima entre os jornalistas na coletiva de imprensa girou em torno de decepção e indignação, não pelos jogadores convocados, mas pelos "não-convocados". Várias e várias perguntas sobre os "excluídos" foram perguntadas ao técnico Dunga, que do mesmo jeito ranzinza de sempre, respondeu e pediu apoio aos selecionados por ele para a Copa do Mundo durante a competição.

Perguntas como "Por quê o Doni, que é reserva na Roma foi convocado e o Victor, titular do Grêmio, não?", "Por quê deixar duas pérolas raras como Neymar e Ganso fora da Copa?", "Se o Kaká machucar, quem poderá substitui-lo se nesta sua lista, não existe ninguém que possa desempenhar o papel do jogador do Real Madrid?" e "Qual o motivo de deixar o Adriano fora da Copa?" foram exaustivamente perguntadas, de diversas maneiras.
E Dunga as respondeu, utilizando "palavras-chaves" que puderam explicar o motivo destas ausências, como "comprometimento", "coerência" e "oportunidades". Já a pergunta sobre uma possível contusão de Kaká e sobre seu substituto não teve uma resposta transparente, mas deixou nas entrelinhas para nós, que acompanhamos os jogadores em seus clubes e prestamos atenção em suas convocações, que seu substituto não está, obrigatoriamente, na mesma posição que o jogador "merengue" (*apesar do meia Julio Baptista ser o seu reserva imediato*), ou seja, jogadores bivalentes e versáteis como Michel Bastos (*que atua como meia-esquerda e até mesmo meia-direita no Lyon*) e Gilberto (*responsável pela criação de jogadas no meio-campo do Cruzeiro*) podem, muito bem, desempenhar o papel de Kaká caso ele não esteja nas melhores condições físicas.

Apesar desta convocação não ter sido das melhores e nem das mais agradáveis, o sentimento do povo brasileiro sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo ao desligar suas televisões continuou e deve continuar o mesmo de quando as ligaram, pois como dizia um antigo ditado "A esperança é a última que morre".
Apesar de tudo Dunga, boa sorte e que você, Jorginho e os 23 "privilegiados" consigam nos trazer o "Hexa" !!!

Convocados:

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão/ITA), Gomes (Tottenham/ING) e Doni (Roma/ITA)
Laterais: Maicon (Inter de Milão/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Michel Bastos (Lyon/FRA) e Gilberto (Cruzeiro/BRA)
Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão/ITA), Juan (Roma/ITA), Luisão (Benfica/POR) e Thiago Silva (Milan/ITA)
Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Felipe Melo (Juventus/ITA), Josué (Wolfsburg/ALE) e Kléberson (Flamengo/BRA)
Meias: Kaká (Real Madrid/ESP), Elano (Galatasaray/TUR), Ramires (Benfica/POR) e Julio Baptista (Roma/ITA)
Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla/ESP), Nilmar (Villarreal/ESP), Robinho (Santos/BRA) e Grafite (Wolfsburg/ALE)

Um comentário:

Anônimo disse...

Jonas passei para conhecer seu blog ele é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha